Seminaristas da Diocese de Campo Maior são instituídos no Leitorato

Rodeados por seus familiares e amigos, dois seminaristas da Diocese de Campo Maior, que estudam no Seminário Sagrado Coração de Jesus, deram mais um passo em direção ao altar ao receberem o Ministério do Leitorato. São eles: Marcos Antonio e Francisco José.

marcos-antonio-leitorato-2017
Seminarista Marcos Antonio recebendo o ministério do Leitorato. 21 de janeiro de 2017.

No dia 21 de janeiro, Marcos Antonio recebeu o ministério de leitor na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Boqueirão do Piauí, enquanto estava participando de um dos retiros promovidos pelo Movimento Evangelizador Luz-Vida. Juntamente com o administrador diocesano, Padre Raimundo Duarte, estiveram presentes os padres Claudinei e Luís Francisco.

Já no dia 29 de janeiro foi a vez do seminarista Francisco José. Ele recebeu o ministério na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas-PI.

francisco-jose-leitorato-2017-1
Seminarista Francisco José recebendo o ministério do Leitorato. 29 de janeiro de 2017.

Segundo a tradição da Igreja, a partir desta cerimônia os seminaristas estão aptos para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia, tornando-se, assim, leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras. O leitorato é um ministério de serviço concedido pelo bispo ou administrador diocesano, e desenvolvido por membros (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.

Mais fotos:

marcos-antonio-leitorato-2017-1
Seminarista Marcos Antonio abraçando sua mãe, Maria do Rosário.

francisco-jose-leitorato-2017

Reportagem: Helder Felipe – Assessoria de Comunicação Diocesana

Tags:

O bispo Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos presidiu a missa de ordenação presbiteral do diácono Francisco Euller Sousa da Silva, nesta sexta-feira (21 de junho), na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Castelo do Piauí. Participaram