DIOCESE DE
CAMPO MAIOR

/
2024

2024

Ano da Participação, o segundo ano do triênio preparatório para o seu Jubileu de Ouro em 2026. Confira as atividades pastorais que estão sendo desenvolvidas durante ano:

Projeto Amigos do Seminário promove encontro de Cultura Popular

O Encontro de Cultura Popular foi promovido pelo Projeto Amigos do Seminário, que é uma obra vocacional que busca promover as orações pelas vocações e doações para a manutenção do processo formativo dos seminaristas da diocese.

O evento aconteceu dia 19 de janeiro, e celebrou a riqueza da cultura popular, destacando a dança de São Gonçalo da comunidade Água Fria (CM) e o Reisado da Boa Hora. Além disso, contamos com um grandioso leilão e venda de comidas típicas, cuja arrecadação será destinada ao Projeto Amigos do Seminário, proporcionando apoio à formação dos seminaristas da Diocese de Campo Maior.

Todo valor arrecadado com a venda das comidas típicas e com o leilão será destinado para a manutenção do processo formativo dos seminaristas da Diocese de Campo Maior.

Assembleia Diocesana da Pastoral da Criança

Dia 17 de fevereiro, ocorreu o encontro de repasse da Campanha da Fraternidade 2024 no centro diocesano de Campo Maior, o momento de formação foi assessorado pelo professor José Rodrigues Neto e contou com a representação dos leigos de todo o território diocesano.

O objetivo do encontro foi marcar o início das reflexões da Campanha da Fraternidade, visando aprofundar o entendimento sobre os princípios da fraternidade e da amizade social, assim como suas implicações práticas na vida cotidiana e paroquial.

Encontro de repasse do Tema da Campanha da Fraternidade 2024

Dia 17 de fevereiro, ocorreu o encontro de repasse da Campanha da Fraternidade 2024 no centro diocesano de Campo Maior, o momento de formação foi assessorado pelo professor José Rodrigues Neto e contou com a representação dos leigos de todo o território diocesano.

O objetivo do encontro foi marcar o início das reflexões da Campanha da Fraternidade, visando aprofundar o entendimento sobre os princípios da fraternidade e da amizade social, assim como suas implicações práticas na vida cotidiana e paroquial.

Encontro de Lideranças Juvenis - Setor Juventude

Dia 24 de fevereiro, ocorreu o encontro de lideranças juvenis da Diocese de Campo Maior, organizado pelo Setor Diocesano da Juventude. O objetivo foi promover a unidade e contribuir para o crescimento e fortalecimento conjunto das expressões juvenis junto ao Setor.

O momento contou com a assessoria da equipe do Setor Juventude da Diocese de Picos, composta por Pe. Gildo, Irmã Silvana e a jovem Neidiane, que juntos apresentaram o projeto da IV Missão Jovem da Diocese de Picos. Projeto este que a juventude da Diocese de Campo Maior “quer, sonha e abraça”. E será realizado em julho de 2025.

O momento contou com a participação de jovens coordenadores e líderes das expressões juvenis presentes na diocese, Dom Francisco de Assis, Bispo diocesano e a equipe de assessoria do Setor Juventude de Campo Maior, que é formada pelo coordenador, Pe. Antônio Pereira, os seminaristas Gean Medeiros (4º ano de teologia), Carlos Henrique e Francisco Rafael (3º ano de teologia). A equipe de assessoria é composta pelos jovens: Ana Júlia e Giovanna Leite (Catedral de Santo Antônio Aparecido – CM), Nívea Melo (Paróquia de N. Sra. das Dores – CM) Marcus Vinícius (Paróquia de N. Sra. de Fátima – CM), Caio Teixeira (Paróquia de N. Sra. das Mercês – CM) e João Paulo (Paróquia de N. Sra. dos Humildes em Alto Longá).

Formação de Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa

Nos dias 02 e 03 de março, ocorreu a Formação de Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa no Centro Diocesano de Campo Maior. A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) é coordenada, a nível diocesano, pelo Padre Jerlan de Matos Costa, Pároco na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Assunção do PI.

O encontro teve a participação do Coordenador Regional da PPI, Fernando Lellys, e das facilitadoras Rita de Cássia e Senhora Maria José Barreto. Além disso, contou com a presença de leigos das paróquias da diocese, juntamente com a participação de Dom Francisco de Assis.

A formação, com duração de 15 horas, teve como objetivo capacitar leigos para atuarem como líderes da PPI, revitalizando, consequentemente, a presença da PPI em paróquias anteriormente desativadas e implementando-a nas demais paróquias da Diocese.

Encontro de Formação de Assessores da Infância e Adolescência Missionária

Nos dias 16 e 17 de março, a IAM da Diocese de Campo Maior,em parceria com o COMIDI, realizou um EFAIAM (Encontro de Formação de Assessores da Infância e Adolescência Missionária), combo tema geral: IAM, com a força do Espírito, testemunhas de Cristo e lema: “Ide! Convidai todos para o banquete.”

O encontro contou com a presença da assessoria do Regional e COMISE, com assessores diocesanos e pessoas que buscavam conhecer para implantar a Obra em sua realidade local.

A programação contava com formações, apresentação das diretrizes da Obra, momentos de espiritualidade, brincadeiras, músicas, confraternização com a Vida de Grupo, participaram do Tríduo em honra a São José no Seminário Dom Abel e finalizou com a apresentação da nova Coordenação diocesana e benção de envio. O encontrou deixou como meta: Trabalhar a consciência cristão sobre a importância de vivenciar o batismo e entender que a vida é missão, que somos convidados para fazer parte do Banquete do Senhor. E levar crianças e adolescentes a vivenciarem o protagonismo missionário.

Comissão Diocesana do Setor da Juventude da Diocese de Campo Maior

A Comissão Diocesana do Setor da Juventude da Diocese de Campo Maior esteve reunida elaborando estratégias para a 1ª Missão Jovem da Diocese e também as propostas para o DNJ 2024.

Ação conjunta da Cáritas Diocesana de Campo Maior, Cáritas Regional Piauí e a Fundação Banco do Brasil

Dia 04 de abril, o município de Assunção do Piauí, foi mais uma vez contemplado com uma ação conjunta da Cáritas Diocesana de Campo Maior, Cáritas Regional Piauí e a Fundação Banco do Brasil.

Desta vez com o projeto de “Revitalização de Escolas Públicas”, a Escola Municipal Evaristo Campelo de Matos foi a grande contemplada desta ação, ganhando vários equipamentos eletrônicos como: Notebook, impressoras e outros.

Estiveram presentes: representantes dos poderes públicos municipal; do Banco do Brasil; da Paróquia Nossa Senhora da Assunção; da Cáritas Piauí; corpo escolar (pais, professores e alunos) e a população.

A Cáritas Diocesana celebra conquistas para a seguridade do nosso povo, e também da promoção segura da vida da sociedade.

Compartilhar: