HISTÓRIA

A Diocese de Campo Maior foi criada no dia 12 de junho de 1975, pela Bula Apostólica Tametsi Múnus, do Papa Paulo VI, a partir de proposta apresentada pelo então Arcebispo de Teresina, Dom José Freire Falcão, e por Dom Paulo Hipólito de Sousa Libório, na época Bispo de Parnaíba, hoje falecido. A ideia da nova Diocese surgiu com a necessidade cada vez maior de oferecer uma melhor assistência espiritual ao povo do Nordeste do Piauí. Todo episcopado do Regional Nordeste 1, que compreendia os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, aprovou o projeto apresentado ao Vaticano por Dom Falcão e Dom Hipólito.

A escolha da cidade de Campo Maior como sede da nova Diocese, deu-se pela situação econômica da região. Embora a economia do município se baseasse naquela época, em atividades primárias, sobretudo na pecuária bovina de corte, começavam a surgir indícios de uma nova fase, em decorrência da implantação na cidade, de um frigorífico para a industrialização da carne. Por esses motivos, Campo Maior era a única cidade da região a oferecer alguma infra-estrutura para ser elevada à categoria de Diocese.

A Bula da criação da Diocese de Campo Maior. Paulo, Bispo Servo dos Servos de Deus para a perpétua memória do acontecimento. Se bem que o principal Múnus da Igreja consiste em levar o nome de Cristo a todas as gentes e nações e pela disciplina dirija à feliz imortalidade todos os povos banhados pelo salutar sacramento do Batismo (Mc 16,15) ninguém, no entanto, deixa de ver até que ponto a administração do bem público e a gestão do interesse coletivo impelem a perseguir aquilo que deve ser conseguido.

Esta é a causa pela qual Nós realizamos por tudo que diz respeito ao governo da Igreja, cuidadosamente. Instalação da Diocese de Campo Maior e tomada de posse de seu 1° Bispo. Aos 12(doze) dias do mês de Junho do ano de mil novecentos e setenta e seis (1976), o dezoito (18) horas, no adro da Igreja matriz de Santo Antônio de Campo Maior, realizou-se a instalação da Diocese de Campo Maior na Província Eclesiástica de Teresina, criada pela Bula Pontifical Tametsi Múnus Ecclesiae, de 12 de junho de 1975, do Papa Paulo VI, e também a posse do Exmo. Dom Abel Alonso Nuñez, eleito Bispo Diocesano aos 24 de março de 1976, pelo mesmo Pontífice.

BULA DE CRIAÇÃO DA DIOCESE DE CAMPO MAIOR