DIOCESE DE
CAMPO MAIOR

/
2023

2023

Por uma Diocese Jubilar (1976-2026): Comunhão, Participação e Missão

Os protagonistas pastorais nomeados por nós na última assembleia diocesana como prioritários são a Catequese de Iniciação à Vida Cristã, o Setor Família, o Setor Juventude e o Setor de Animação Vocacional. Motivados pela convocação do Papa Francisco a vivermos numa Igreja Sinodal, nós que somos a Diocese de Campo Maior abraçamos esta espiritualidade nas pastorais, movimentos e serviços, consolidando a nova formação do Conselho Diocesano de Pastoral com coordenadores e vice-coordenadores leigos (as) em cada pastoral; trabalhamos a gestão paroquial e diocesana para que resulte em mais consciência, corresponsabilidade e partilha. Incentivamos a formação permanente dos presbíteros e leigos (as), com participação em diversos eventos pastorais para marcar presença como igreja diocesana na espera nacional da igreja do Brasil liderada pela CNBB.
Esta espiritualidade pastoral é sinal da sinodalidade apresentada pelo papa Francisco. A Igreja como lugar da Graça e da Missão também exerce o querigma, esse primeiro anúncio, quando vive a alegria do Evangelho. Destacamos na nossa cultura religiosa, os festejos como oportunidades de catequese, sacramentos e encontros. Como sinal de partilha, dentre outros, o projeto Amigos do Seminário.

Como igreja do Piauí celebramos o Ano Regional da IVC e de Animação Vocacional trazendo o tema da Iniciação à Vida Cristã, caminho para o encontro com Cristo, para o coração de todas as atividades pastorais. E, se ainda não bastasse, a Diocese de Campo Maior inicia o Ano da Comunhão, o primeiro ano do triênio preparatório para o seu Jubileu de Ouro em 2026.

Acompanhe as atividades pastorais desenvolvidas durante o ano:

Simpósio Diocesano

Para impulsionar as estratégias da cultura vocacional, a Diocese de Campo Maior-PI realizou o 1º Simpósio Vocacional dia 25 de março. O evento refletiu o tema do 3º ano vocacional no Brasil ‘Vocação: Graça e Missão’ e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (cf. Lc 24, 32-33).

Participaram do evento o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis; padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas e seminaristas. O simpósio teve como assessor o padre Josenildo Tavares da congregação Missionários Oblatos de Maria e contou com animação da comunidade Shalom de Teresina. O humorista e cantor João Cláudio Moreno também fez uma participação especial.

“Este simpósio é parte de uma série de atividades que o nosso Regional Nordeste 4 fará tendo em vista o Ano Vocacional. Todas as dioceses do Piauí terão eventos similares a este para fomentar a cultura vocacional na ação evangelizadora da Igreja no Brasil e avançar no discipulado missionário”, destacou o bispo de Campo Maior-PI e vice-presidente do Regional NE 4, Dom Francisco de Assis.

Para o assessor do simpósio, padre Josenildo Tavares, a Igreja precisa investir mais na promoção vocacional, tendo em vista a diminuição do número de vocacionados: “É preciso que haja um despertar na Igreja para as vocações. É necessário estimular experiências missionárias e vocacionais com as diversas expressões juvenis, incentivando a criação de equipes vocacionais e fortalecê-las onde já existem”, disse.

Outros encaminhamentos do simpósio foram tornar conhecidos subsídios e documentos do 3º Ano Vocacional e investir numa formação 

vocacional permanente para o clero, seminaristas e lideranças de pastorais, congregações, movimentos e institutos seculares. “É importante uma sensibilização de toda a Igreja para fomentar as vocações. Penso 

que as agendas paroquiais e diocesanas contemplem propostas, indicações e atividades e dinamizem estratégias para a animação vocacional”, sugeriu a irmã Raimunda Paiva da congregação das Filhas de Santa Tereza de Jesus.

Encontro do Setor de Animação Bíblico Catequético e Setor Família

Formação para os agentes da PASCOM

Aconteceu nos dias 05 e 06 de maio, o Encontro Diocesano de Comunicadores para os agentes da PASCOM das paróquias da Diocese.

O encontro foi sediado no Centro Diocesano de Campo Maior, teve como tema: “Comunicação: Vocação que me faz falar com o coração. Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24,32)”, e contou com momento de oração, palestras e oficinas temáticas.

Estiveram presentes: agentes da PASCOM das paróquias da diocese, o coordenador diocesano de comunicação, Pe. Duarte, o Bispo Dom Francisco de Assis e os convidados que realizaram as oficinas com os participantes: Letícia Florêncio (@letiiciaflorencio ) e Otávio Neto (@ottavio.neto).

Assembleia Diocesana de Catequese

De 11 a 13 de agosto, os coordenadores paroquiais de catequese se reuniram para participar da Assembleia Diocesana de Catequese. Durante esses dias, estiveram imersos no tema: “Catequista: Vocação e Missão”, no Centro Diocesano de Campo Maior.

Celebração dos 35 anos da Pastoral da Criança na Diocese

Ação Missionária Deus Conosco em parceria com a Editora Santuário e Livraria Diocesana Pe.Siron

A Ação Missionária Deus Conosco ocorreu de 07 a 10 de setembro de 2023.

Este ano, o encontro teve como foco a formação dos leigos e leigas missionários, abordando o tema “Teologia e Espiritualidade da Missão Popular com o Protagonismo do Laicato”. O tema foi ministrado para os fieis pelo missionário redentorista, Pe. José Luís Queimado.

O evento aconteceu nas cidades centrais de cada Vicariato, reunindo todos os leigos que fazem parte dessa porção da nossa diocese. Foi um momento de grande importância na preparação dos nossos leigos, que se preparam para realizar missões porta a porta no mês de outubro, visitando famílias, enfermos e todos aqueles que estão afastados da Palavra de Deus.

A iniciativa foi promovida e organizada pela Diocese de Campo Maior, em parceria com a Editora Santuário e a Livraria Diocesana Pe. Siron.

Celebração do Dia Nacional da Juventude nos vicariatos

Dia 29 de outubro de 2023 foi um dia para reunir o rosto jovem da diocese de Campo Maior que está presente nos 4 vicariatos que formam nossa igreja particular. Neste dia, vivenciamos e meditamos o lema do DNJ 23 “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17), que nos remete a esse cuidado de Deus que por nós, oferece o Pão da Palavra e da Eucaristia para fortalecer nossos vínculos de comunhão e fraternidade.

Este ano, o DNJ foi celebrado de um modo muito especial. Em vez de um único evento central, tivemos quatro eventos simultâneos, um em cada vicariato, tornando-o ainda mais inclusivo e acessível a todos os jovens da região. Essa decisão reflete nosso compromisso em fortalecer os laços entre todas as comunidades e oferecer a oportunidade para que jovens de todas as cidades da diocese participem ativamente deste momento único de oração, animação e unidade. O retorno e os efeitos positivos desse formato de celebração foram notados rapidamente, levando em consideração que ano passado conseguimos reunir cerca de 1.500 jovens na sede diocesana, e já esse ano o número de jovens que celebraram conosco o Dia Nacional da Juventude foi 2.500 jovens. Celebramos essa data nos seguintes vicariatos, paróquias e cidades:

Vicariato Santo Antônio: Paróquia Catedral de Santo Antônio – Campo Maior
Vicariato São José: Paróquia de Nossa Senhora dos Humildes – Alto Longá
Vicariato Nossa Sra da Conceição: Paróquia de São João Batista – Barras
Vicariato Nossa Sra do Desterro: Paróquia de São Miguel – São Miguel do Tapuio

Celebramos em unidade nas 4 cidades, todos os encontros foram acompanhados pela equipe que forma o Setor diocesano da juventude, e contaram com momentos de animação, testemunha, catequese sobre o lema, momento mariano, adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa.

Pós DNJ, estamos ainda mais com os corações ardentes e pés a caminho, pois se os corações não ardem os pés não caminham, seguiremos levando o amor de Cristo a todos os lugares, sendo jovens missionários e testemunhas da alegria do Evangelho em nossas paróquias, nossas casas, em nossa diocese e no mundo inteiro.

Vicariato Nossa Senhora da Conceição

Vicariato Nossa Senhora do Desterro

Vicariato Santo Antônio

Vicariato São José

Jornada Diocesana de Coroinhas

Um dia repleto de alegria e espiritualidade no Centro Diocesano de Campo Maior, com momentos de animação, formação e a Santa Missa.

Cerca de 200 crianças e adolescentes coroinhas das paróquias que formam nossa diocese estiveram presentes. O encontro foi organizado pelo Setor de animação vocacional da Diocese de Campo Maior.

A Jornada encerrou com uma procissão até a Catedral de Santo Antônio, onde logo em seguida Dom Francisco presidiu a Santa Missa.

Assembleia Diocesana de Pastoral

Nos dias 24 e 25 de novembro, foi realizada a 47º assembleia de pastoral com o tema: Por uma Diocese Jubilar: Comunhão, Participação e Missão. Leigos e leigas, sujeitos na igreja sinodal, a serviço do reino; e lema: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8)

O encontro contou com a participação de Dom Francisco, clero diocesano e leigos e leigas que formam nossas paróquias; e foi assessorado por Hildebrando Pires.

Compartilhar: