Durante os dias 22 a 26 de fevereiro desse ano (2016), aconteceu um Encontro de Formação para Secretários paroquiais no Centro Diocesano de Campo Maior. A abertura foi segunda (22) à noite, dirigida pelo Chanceler da Cúria de Campo Maior, Padre Raimundo Duarte.
A primeira palestra da terça (23) foi dirigida por nosso Bispo Diocesano, Dom Eduardo Zielski, que refletiu sobre o texto “ESCUTA, MISSÃO E MISERICÓRDIA: ASPECTOS DO ROSTO DA IGREJA NO BRASIL DE HOJE”, do Padre Joel Portela. Logo em seguida Natália Oliveira fez a apresentação da Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia: “Misericordiae Vultus”. À tarde, foram apresentados modelos de documentos muito utilizados na rotina das secretarias paroquiais, o objetivo foi proporcionar noções básicas sobre a particularidade cada documento.
Na quarta (24), os secretários participaram de uma oficina sobre o “Livro Caixa”, que se destina ao controle dos lançamentos exclusivos de entrada e saída de dinheiro da conta Caixa da Paróquia. À tarde, o Padre Marcos Rogério falou sobre o comportamento e sobre a importância da acolhida.
Na quinta (25), o Padre Lisardo falou sobre as mudanças realizadas pelo Papa Francisco no processo de nulidade de casamento, apresentando as causas que levam a uma possível nulidade reconhecida pela Igreja. No mesmo dia, Dom Eduardo apresentou o documento intitulado “As razões da Fé” da CNBB e Natária, Padre Alcindo Saraiva e Padre Marcos Rogério refletiram sobre o livro “É razoável crer?”.
No último dia (26), os secretários fizeram uma Leitura Orante e assistiram uma palestra sobre os Cinco passos do bom recebimento do Sacramento da Penitência. Logo após se confessaram e participaram da Santa Missa na Catedral de Santo Antônio, onde passaram pela Porta Santa da Misericórdia para receber as indulgências.
Durante todos os dias os participantes tiveram lazer, como: filmes, brincadeiras, bingo, etc.
Adicionar Comentário