/
/
/
RETROSPECTIVA: Os 300 anos de instalação da Paróquia de Santo Antonio

RETROSPECTIVA: Os 300 anos de instalação da Paróquia de Santo Antonio

retrospectiva-300anos-catedralsa2

Há exatamente um ano, entre os dias 10 a 12 de novembro de 2015, toda a Diocese de Campo Maior esteve movimentada nas comemorações pelos 300 anos de instalação da Paróquia de Santo Antonio em terras campomaiorenses.  Esta é uma retrospectiva de tudo o que aconteceu baseada nas reportagens de Helder Felipe; desde o lançamento do livro da historiadora Natália Oliveira, que atualmente encontra-se estudando em Roma, até a Santa Missa que contou com a presença de todo o Episcopado piauiense

Dia 10 de Novembro de 2015

livro-damatrizvejoacidade-2015-1Deu início na terça-feira (10/11/15) a reta final para as comemorações dos 300 anos da Paróquia de Santo Antônio. Ás 19h30min, no Centro Diocesano de Pastoral de Campo Maior, foi realizada a Cerimônia de lançamento do livro “Da Matriz vejo a cidade”, da Mestra Natália Oliveira, sob a orientação da Prof.ª Dra. Alcília Afonso.

O livro resgata a história da cidade de Campo Maior, que se confunde bastante com a história da Igreja, destacando aspectos como: arquitetura, religiosidade, festejos, turismo e historicidade. Estiveram presentes vários padres da Diocese de Campo Maior, coordenadores de pastorais e movimentos, imprensa, religiosos e leigos.

livro-damatrizvejoacidade-2015-3Durante a Cerimônia, o Bispo de Campo Maior, Dom Eduardo Zielski, comentou que foi uma feliz coincidência o trabalho de Mestrado da Natália sobre a Igreja de Campo Maior ser concluído no ano em que esta paróquia comemora os seus 300 anos de instalação. E ainda afirmou: “Creio que esta deve ser a única obra sobre a história de Campo Maior que é realmente comprovada, com fatos, documentos e fotos”.

Já a Professora Alcília Afonso, que orientou o trabalho de Natália, falou um pouco de como foi o processo de execução: “Antes a Natália não possuía nenhum domínio sobre arquitetura, a solução que achei foi pedir que ela estudasse em um dicionário. Em todos os momentos procurei incentivar a busca por novos elementos para o aprofundamento do trabalho”.

livro-damatrizvejoacidade-2015-2

Na oportunidade, Monsenhor Paulo Mateus, Pároco da Catedral de Santo Antônio, parabenizou a historiadora pelo belo trabalho e por contribuir de forma grandiosa para a história da Igreja e de Campo Maior. O coral da Catedral esteve presente no evento, cantando o Hino de Campo Maior e o Hino dos 300 anos da Paróquia e Santo Antônio. Após a Cerimônia, as autoras se posicionaram para dar autógrafos a todos que adquiriram o livro.

livro-damatrizvejoacidade-2015-vert

Dia 11 de Novembro de 2015

Durante a reabertura da Catedral de Santo Antônio, após uma longa reforma de 3 meses, na quarta-feira (11), foi realizada às 19h00min uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina.

apresentacao-orquesta-sinfonica-2015

Formada por cerca de 70 músicos e regida pelo Maestro Aurélio de Melo, esta Orquestra é reconhecida nacionalmente por apresentar inúmeros concertos que possibilitam uma fusão do erudito com o popular, aproximando a população da música clássica.

Na oportunidade, o humorista João Cláudio Moreno e a cantora Adriana Melo participaram da apresentação entoando músicas como: Ave Maria Sertaneja, Mãe do Céu Morena, Utopia, Volta da Asa Branca e o Hino do Padroeiro, Santo Antônio.

A Catedral esteve lotada de fiéis, que, ao final, ficaram muito emocionados com a última música tocada pela orquestra: o Hino de Santo Antonio Aparecido.

apresentacao-orquesta-sinfonica-2015-vert

Dia 12 de Novembro de 2015 (Manhã e tarde)

Desde as primeiras horas do dia histórico, Campo Maior e região estiveram movimentadas para participar da grande festa da Igreja Católica no Brasil. Às 5h00min, foi realizada uma alvorada festiva, com a presença da Banda Honório Bona, e foi organizado um café da manhã na SEMDES, Secretaria de Assistência Social do município.

Logo após foi inaugurado o Museu paroquial “Santo Antônio”, que reúne peças sacras que já foram utilizadas no decorrer dos três séculos da Matriz do Santo padroeiro.

300anos-museu-sessaosolene-2015-vert1

Às 10h00min, aconteceu na Assembleia Legislativa do Piauí uma Sessão Solene, requerida pelo Deputado Estadual Aluísio Martins, lembrando da importância da Paróquia de Santo Antonio para o desenvolvimento histórico, cultural, econômico e social de Campo Maior, .

Estiveram presentes para compor a Sessão: Dom Eduardo Zielski (Bispo de Campo Maior-PI), Monsenhor Paulo Mateus (Pároco da Catedral de Santo Antônio), Natália Oliveira (Historiadora), Pe. Raimundo Duarte (Chanceler da Cúria diocesana de Campo Maior), Paulo Martins (Prefeito de Campo Maior-PI) e os deputados estaduais Aluísio Martins, Antônio Félix e Themístocles Filho.

300anos-museu-sessaosolene-2015

Aluísio Martins disse que a criação da Igreja de Santo Antônio tem uma conotação religiosa importante no Estado porque é a segunda mais antiga comunidade católica do Piauí e a Paróquia de Campo Maior teve influencia na criação de outras freguesias piauienses.

E300anos-museu-sessaosolene-2015-2m seu pronunciamento, Natália Oliveira destacou todo o contexto histórico em que se instalou a Paróquia de Santo Antônio. Já Monsenhor Paulo fez questão de destacar  a devoção, os festejos e a transmissão “ao vivo” das Trezenas e Santo Antônio, realizadas pelas Pastoral da Comunicação: “Hoje, mesmo não conseguindo ir à Campo Maior, eles possuem a oportunidade de acompanhar a nossa grande festa através da internet, com a transmissão “ao vivo” das Trezenas de Santo Antônio. Graças a esse trabalho realizado, mais de 200 mil pessoas espalhadas por todo o mundo já estiveram em comunhão conosco”, disse.

Dom Eduardo instigou sobre o porquê de continuar, mesmo com tantas mudanças que passamos, a acreditar na Igreja, na religião, citando pensamentos de diversos filósofos e sociólogos sobre o tema.

Ao final, o Coral da Catedral de Santo Antonio cantou o hino dos 300 anos da paróquia e o hino do padroeiro. A Sessão Solene foi transmitida “ao vivo” pela TV e Rádio Assembleia.

300anos-museu-sessaosolene-2015-vert2

Noite de 12 de Novembro de 2015 – Santa Missa 

Foi realizada no início da noite da quinta (12/11/15) a Santa Missa em Ação de Graças pelos 300 anos da Paróquia de Santo Antônio, na Praça Bona Primo, em Campo Maior-PI.

missa-300-anos-2015-2

Todas as paróquias da diocese montaram caravanas e vieram até à terra dos carnaubais para festejar e comemorar o tricentenário de sua matriz. A Praça Bona Primo ficou lotada de fiéis.

Do Piauí, estiveram presentes os Bispos: Dom Plínio (Bispo de Picos), Dom Alfredo (Bispo de Parnaíba), Dom Juarez (Bispo de Oeiras e Administrador Apostólico de São Raimundo Nonato), Dom Jacinto (Arcebispo de Teresina), Dom Marcos (Bispo de Bom Jesus do Gurgueia). Do Maranhão, Dom José Belisário (Bispo de São Luís), Dom João (Bispo de Zé Doca) e Dom XAVIER (Bispo Emérito de Viana).

missa-300-anos-2015

No começo da Celebração, ao som da música “Alma Missionária”, as imagens de Santo Antônio, que estavam peregrinando pelos zonais da Diocese de Campo Maior, retornaram das paróquias e foram acolhidas. Logo após, foram dados testemunhos proporcionados pelas visitas dessas imagens. Segundo Euler Silva, de Castelo do Piauí, “A visita da Imagem de Santo Antônio fez com que todos os grupos, irmandades, movimentos e fraternidades se junta tem para levar ao povo a evangelização comemorativa de uma história de que também fazemos parte”, disse.

A Mestra Natália Oliveira, que lançou seu livro “Da Matriz vejo a cidade” na terça (10), também foi chamada para se pronunciar, ela fez uma sucinta recordação histórica sore como se desenvolveu a cidade de Campo Maior graças ao trabalho da Igreja.

missa-300-anos-2015-3

A Celebração foi presidida por Dom José Belisário, que agradeceu ao convite que lhe foi feito, além de saudar os padres, as religiosas e os leigos presentes. Ele ainda fez questão de ressaltar que: “Esta Celebração é o encerramento de todas as comemorações por ocasião dos 300 anos desta Paróquia de Santo Antônio do Surubim, esta paróquia ligada inicialmente a Diocese, hoje, Arquidiocese de São Luís. Nós temos que olhar para o passado! Nós temos que respeitar os que nos precederam! A memória é importante”, disse.

Durante sua homilia, Dom Belisário refletiu em cima de uma frase bastante impactante: “É o Espírito Santo que conduz a Igreja, sem o Espirito Santo a nossa Igreja se reduziria a uma instituição como outra qualquer. A Igreja, portanto, é um mistério”.

missa-300-anos-2015-4A Celebração ainda possuiu um Coral formado com cantores das mais diversas paróquias da Diocese de Campo Maior, montado especialmente para esta solenidade. Na oportunidade, a Pastoral da Comunicação Diocesana transmitiu “ao vivo” pela internet a Santa Missa, juntamente com a Rádio Líder FM (Campo Maior) e Rádio Karisma (Teresina).

Ao final, Dom Eduardo Zielski (Bispo de Campo Maior) agradeceu ao Monsenhor Paulo e sua equipe e deu como lembraça uma das réplicas de Santo Antonio para Dom José Belisário: “Recebe como sinal de memória que estava aqui, e que, em nome deste grande santo, que é Franciscano, pregou pra nós e rezou conosco, muito obrigado”.

missa-300-anos-2015-6

Logo após, o cantor Antônio Cardoso realizou seu show no patamar da Igreja, cujo nome é “Uma casa iluminada por Jesus”.

missa-300-anos-2015-vert

Texto, fonte e fotos: Helder Felipe

Compartilhar:

NOTÍCIAS