Entre os dias 5 e 7 de setembro, aconteceu o Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude em Brasília. O evento foi promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB e contou com a presença de mais de 250 representantes de mais de 230 dioceses de todo o Brasil. Três representantes do Setor Juventude da Diocese de Campo Maior participaram: Pe. Francisco Euller, João Paulo Silva e Ana Júlia Meireles. Ao todo, do Regional Nordeste 4 (Piauí), participaram oito representantes, entre padres referenciais da juventude e jovens assessores, que representaram as dioceses de Campo Maior, Floriano, Picos, Parnaíba e a Arquidiocese de Teresina.


O encontro apresentou uma análise da realidade sociocultural e eclesial das juventudes, com a assessoria do Dr. Melillo Dinis; retomou o caminho do Documento 85 – Evangelização da Juventude: “Uma carta de amor da Igreja no Brasil às juventudes”, com a assessoria de Dom Eduardo Pinheiro; e refletiu sobre como o Plano Ao Seu Lado tem orientado o trabalho com as juventudes, promovendo ações pela vida dos jovens. Um exemplo é o projeto “Cuidar da Vida”, que realizou minicursos com o objetivo de formar líderes e capacitar agentes multiplicadores para atuarem na prevenção ao suicídio de adolescentes e jovens. Também foram discutidas novas linguagens que possam aproximar, cada vez mais, as novas gerações, como o projeto “Gamificação”.

Além dos momentos de formação, a programação incluiu Santa Missa diária, momentos de conversas no espírito e a apresentação dos ecos das mesas, com reflexões e partilhas dos participantes dos 19 regionais do Brasil. A Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB comunicou aos participantes sobre a celebração do jubileu dos jovens, que acontecerá de 28 de julho a 3 de agosto em Roma, e os encaminhamentos para o ano de 2025.