Nos dias 15, 16 e 17 de novembro agentes da Pastoral Familiar de todo o Regional Nordeste VI participaram do VI Congresso Regional da Pastoral Familiar. Cerca de 200 agentes se fizeram presentes no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes em Oeiras. A diocese de Campo Maior enviou 10 agentes, entre os quais o casal diocesano da Pastoral Familiar, Ângela Maria e seu esposo Antônio Manoel. Sobre o Congresso Ângela enfatizou: “Os temas que a gente viu dentro do congresso foram algo de muito valor e nos fizeram pensar o quanto que nossas famílias possuem desafios. E nós, enquanto Pastoral Familiar, temos esse dever e missão de ajudar tanto as nossas famílias”.
A abertura oficial se deu com a Santa Missa celebrada na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, presidida por Dom Edilson, bispo diocesano de Oeiras. Na homilia Dom Edilson afirmou: “Vocês entenderam a importância deste encontro. Aqui vieram para nesses três dias aproveitar tudo que será partilhado. (…)” e ainda: “Cada família é chamada a ser protagonista da esperança no mundo em que nós vivemos e que é tão desafiador”.
O Congresso, contou com a assessoria do Padre Rodolfo Chagas, assessor da Comissão Episcopal para Vida e Família da CNBB. Também estiveram presentes o bispo referencial para a Pastoral Familiar, Dom Ronilton de Souza, bispo diocesano de São Raimundo Nonato e alguns padres referenciais diocesanos. A temática para a reflexão escolhida foi: “Família, protagonista da esperança no mundo moderno” e o lema: “Alegrem-se na esperança, perseverem na oração” (cf. Rm 12,12).
O Congresso foi permeado de momentos de estudo, reflexão, testemunho e fraternidade sendo concluído com Missa no Auditório do Centro Diocesano Dom Expedito Lopes. A cidade escolhida para sediar o próximo congresso em 2027 foi a cidade de Parnaíba.
(Fotos: Dom Edilson Nobre)