No dia 21 de janeiro, as coordenações das pastorais sociais da Diocese de Campo Maior estiveram reunidas para fortalecer a ação social diocesana e promover um trabalho conjunto. A reunião, conduzida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, contou com a participação do seminarista Gean Medeiros, que será ordenado diácono no próximo dia 9 de fevereiro, na Catedral de Santo Antônio, e que, a partir de agora, atuará como referencial das pastorais sociais da Diocese, além das lideranças pastorais.


Entre os participantes, estiveram Adriana Barbosa, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa; Viviane Medeiros, da Pastoral da Criança; Augusta Reis, da Pastoral do Menor; Kawê Lucas, voluntário da mesma pastoral; Felipe Gadelha, coordenador do Lar da Juventude; Mariane Cardoso e Lorenna Brito, do grupo Juventude Católica; e Ana Júlia Meireles, representando o projeto Casa do Pão Casa da Palavra.
Durante o encontro, as pastorais apresentaram suas atividades, e Dom Francisco destacou a importância de suas ações, parabenizando os esforços de cada uma. Ele reforçou que “não deve existir discurso religioso sem um gesto concreto, que é a caridade”. O bispo incentivou ainda a busca por parcerias com o poder público e a ampliação do envolvimento de leigos voluntários para viabilizar novos projetos sociais.
A reunião também foi ocasião para o planejamento da programação da peregrinação da Cruz Peregrina da 16ª Romaria da Terra e da Água do Piauí. O evento, marcado para os dias 19 e 20 de julho de 2025, na cidade de Bom Jesus do Gurgueia, terá como tema “Ecologia Integral a serviço da vida” e lema “Com carinho preparastes essa terra aos pobres” (Sl 67,11). A Cruz Peregrina, símbolo da romaria, iniciou sua peregrinação nas dioceses do Regional Nordeste IV em janeiro deste ano.
A Cruz Peregrina será recebida na Diocese de Campo Maior no dia 25 de janeiro, às 18h30, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Capitão de Campos. Após a recepção, está programado um momento de adoração ao Santíssimo. No dia seguinte, 26 de janeiro, a cruz será acolhida na Catedral de Santo Antônio, às 8h30.
Programação da Peregrinação da Cruz na Diocese de Campo Maior:
25/01 – 18h30: Chegada da Cruz na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Capitão de Campos
26/01 – 8h30: Acolhida da Cruz na Catedral de Santo Antônio
26/01 – 8h30: Entrega da Cruz ao Lar da Juventude
27/01 – 8h30: Lar da Criança
28/01 – 8h30: Pastoral do Menor
29/01 – 8h30: Pastoral da Saúde
30/01 – 8h30: Fazenda da Esperança
31/01 – 8h30: Visita ao presídio às 8h30 e na parte da tarde será entregue Pastoral da criança e pastoral do idoso
01/02 – Entrega da Cruz para a Arquidiocese de Teresina
A programação reflete o compromisso da Diocese em envolver as pastorais e comunidades na vivência da espiritualidade e na promoção da caridade, preparando-se para a grande celebração da Romaria da Terra e da Água.