Da Diocese

PARABÉNS: Dom Eduardo comemora 15 anos de sua Ordenação Episcopal

papa-e-dom-eduardo

Nesta quinta-feira (07/05/15), o Bispo de nossa Diocese de Campo Maior-PI, Dom Eduardo Zielski, comemora 15 (quinze) anos de sua Ordenação Episcopal, que aconteceu no ano de 2000, na Catedral de Santo Antonio (Campo Maior-PI), sendo ele nomeado dias antes (2 de Maio) pelo então Papa João Paulo II.

Ontem (06), o Clero da Diocese de Campo Maior-PI esteve presente em um almoço para comemorar a importante dada, e, representados pelo PE. Duarte (Paróquia de Nossa Senhora de Fátima), homenagearam o Bispo Diocesano.

VIVA NOSSO BISPO! PARABÉNS DOM EDUARDO!

anive-ordena-episco-bolo

HISTÓRIA DE DOM EDUARDO

Dom Eduardo Zielski, nascido em Brodnica na Polônia aos 12 de Fevereiro de 1947, cursou os estudos de 1º e 2º grau também na sua cidade natal. Desde cedo ajudou nos afazeres de casa e na juventude ajudava o seu pai que era pedreiro até mesmo depois que ingressou no Seminário bem como no período de férias.

Concluiu os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior na cidade de Pelplin na Polônia e foi Ordenado padre no dia 21 de Maio de 1972 em sua cidade, Brodnica. No mesmo ano, colaborou na Paróquia de Santa Cruz em Osie na Polônia e dois anos depois vai para a Paróquia de Nossa senhora do Rosário em Gdynia – Demptowo – Polônia.

Como Padre jovem, desperta em si o desejo de ser Missionário que veio a se concretizar em 1980, quando sai da Polônia e busca o Brasil como Missionário “Fidei Donum”, ao que chega no estado de Santa Catarina para aperfeiçoar o idioma, vindo depois em 1981 a assumir a Paróquia de Cristo Rei em Blumenau. Como pároco, participou de um Projeto de Evangelização denominado de Igrejas Irmãs (que funcionou como um intercâmbio entre as Dioceses de Blumenau e de Irecê na Bahia). A partir dessa experiência, percebendo as diversas dificuldades e necessidades do povo espiritualmente, parte para o Nordeste e torna-se pároco da Catedral de São Domingos em Irecê na Bahia, tendo que atender mais de cinco municípios que então não tinham Padres. Cinco anos depois chega a Diocese de Floresta em Pernambuco ao que recebe a Paróquia de Santo Antônio de Pádua na cidade de Ibimirim, permanecendo por lá 6 anos. Daí é transferido para o Santuário de Nossa Senhora da Saúde em Tacaratu também em Pernambuco.

Mas sempre com um grande “Ardor Missionário” marcado pelo zelo espiritual do rebanho que lhe fora confiado por Deus, veio para Dom Eduardo a afirmação de sua missão no dia 02 de Fevereiro de 2000, durante o Festejo da Padroeira de Tacaratu, Nossa Senhora da Saúde, quando foi nomeado pelo Papa João Paulo II, Bispo da Diocese de Campo Maior no estado do Piauí, sendo Sagrado Bispo no dia 07 de Maio de 2000 na Catedral de Santo Antônio na mesma cidade.