O Movimento Vocacional Ágape realizou entre os dias 3 e 5 de fevereiro, no Centro Diocesano de Pastoral (Campo Maior-PI) um retiro com os animadores deste projeto que tem como objetivo central criar a consciência da responsabilidade dos fiéis leigos na formação dos futuros padres da Diocese de Campo Maior, através de contribuições livres.
Participaram cerca de 40 pessoas, entre elas, 7 seminaristas da diocese: Francisco José, Marcos Antônio, Leonardo Quirino, Paulo Sérgio, Gessivaldo, Flávio Naylton e Felipe Cardoso. O tema principal do encontro foi o “Ano Nacional Mariano”, e contou com conferências da Irmã Lourdes, da Congregação das Irmãs de Santa Elisabete, e do Padre Luís Francisco, da Pastoral Vocacional.
Na sexta, dia 3, o encontro começou com a apresentação dos participantes e pronunciamento do Administrador Diocesano de Campo Maior, Padre Raimundo Duarte. Logo em seguida os participantes se dirigiram até a Igreja do Rosário para realizar uma adoração ao Santíssimo Sacramento.
No sábado, dia 4, houve Leitura Orante (ministrada pelos seminaristas), dinâmica de relaxamento, Ofício da Imaculada Conceição, Terço da Misericórdia, Santa Missa e duas conferências: “Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe” e “O Rosário e a vida cristã”.
O encontro encerrou no domingo, dia 5, com uma Santa Missa na Catedral de Santo Antônio, às 6h00min, presidida pelo Padre Raimundo Duarte. Os participantes ainda realizaram uma avaliação do Movimento Vocacional Ágape na Diocese de Campo Maior e assistiram a última conferência: “Cristãos leigos(as) na sociedade”. Brindes doados pela Diocese foram sorteados, entre eles uma TV de 32 polegadas.
Como funciona o Movimento Vocacional Ágape:
Esses encontros consistem em despertar e formar os animadores desse movimento para agir nas comunidades. Cada animador forma um grupo de voluntários que se comprometem a colaborar mensalmente com uma quantia conforme sua decisão pessoal, assim, o animador faz o repasse para a secretaria do projeto.
O Movimento Vocacional “AGÁPE” tem por objetivo servir a nossa Igreja Diocesana para despertar esta consciência no número maior das pessoas, algo que é vital para futuro da nossa Igreja: A formação dos futuros padres.
Reportagem: Helder Felipe (Assessoria de Comunicação Diocesana)