DIOCESE DE
CAMPO MAIOR

/
/
Manifestação de fé e tradição: Padre Jerônimo celebra a Missa do Vaqueiro em Campo Maior

Manifestação de fé e tradição: Padre Jerônimo celebra a Missa do Vaqueiro em Campo Maior

Aconteceu, na manhã deste sábado, dia 08 de junho, dentro do festejo de Santo Antônio Aparecido, o Dia do Vaqueiro. A santa missa foi realizada às 9h na catedral diocesana e foi presidida pelo pároco da Quase Paróquia de Santo Antônio, em José de Freitas, padre Jerônimo de Paula Pessoa e concelebrada pelo pároco da catedral, padre Gilberto Felipe.

Centenas de vaqueiros de Campo Maior e de algumas cidades vizinhas participaram. Antes da celebração, foi servido café da manhã para os vaqueiros no salão paroquial.

Após a missa, os vaqueiros participaram de uma cavalgada pelas ruas da cidade. Diversas autoridades participaram como o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT); o prefeito Joãozinho Félix (Progressistas), além de outros deputados, vereadores, secretários, etc.

Ainda neste sábado, haverá a 8ª noite da Trezena de Santo Antônio com a presença dos vaqueiros. Neste ano de 2024, o vaqueiro homenageado foi o Sr. Viturino Chuíba, de 84 anos, residente na comunidade Alto do Meio.

Em sua homilia, o padre Jerônimo destacou que a devoção a Santo Antônio iniciou com vaqueiros há mais de 300 anos quando, de acordo com uma lenda, a imagem teria aparecido no tronco de uma juremeira para vaqueiros: “A história nos conta que a imagem foi encontrada por vaqueiros. Deus quis manifestar a sua glória para pessoas simples, humildes, batalhadoras. Por isso, a presença e a devoção de vocês é tão importante neste dia”, disse.

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS

O bispo Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos presidiu a missa de ordenação presbiteral do diácono Francisco Euller Sousa da Silva, nesta sexta-feira (21 de junho), na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Castelo do Piauí. Participaram