No último final de semana, de 18 a 20 de outubro, a Diocese de Campo Maior recebeu os seminaristas do Regional Nordeste IV na Quase-Paróquia Nossa Senhora das Graças, no município de Jatobá, para a realização da Jornada Missionária. A jornada teve como tema “Ide, convidai a todos para o banquete” e foi promovido pelo Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) – Pe. Fábio Bertagnolli. O principal objetivo desta ação missionária é despertar nos seminaristas a consciência missionária, fortalecendo o entendimento de que suas vocações devem estar sempre a serviço da Igreja, tanto local quanto universal, em qualquer lugar onde ela seja precisa.


Além dos seminaristas, a Jornada contou com a participação de padres formadores, que acompanharam os grupos ao longo das atividades. A Jornada Missionária é realizada anualmente em um final de semana do mês de outubro, escolhendo uma paróquia do Regional Nordeste IV como sede da missão. Este ano, a Quase-Paróquia Nossa Senhora das Graças foi escolhida, em comunhão com o mês missionário, o COMISE usa a temática do mês missionário, que guia a preparação e as ações da missão.
Os preparativos para a Jornada começaram meses antes, após a confirmação do pároco da paróquia anfitriã. São realizadas reuniões com o pároco para definir o número de comunidades que realizam visitas missionárias, além de alinhar expectativas e estratégias de trabalho. Nessas reuniões, são planejados o roteiro da Jornada, a divisão dos seminaristas e padres entre as comunidades, e a parceria com os setores de comunicação do COMISE, do seminário, da diocese e da própria paróquia para garantir uma cobertura completa da missão.

No início de outubro, os seminaristas se reúnem para o lançamento oficial da Jornada Missionária, que conta com a presença do pároco e de representantes leigos da paróquia anfitriã. Esse momento é marcado pela celebração da Santa Missa, seguido de momentos de animação, oração, apresentação da paróquia e distribuição dos kits enviados. A divisão das equipes também é realizada nesse encontro, preparando os seminaristas para as atividades que desenvolverão nas comunidades. Quando chegam à paróquia, os seminaristas e padres formadores são calorosamente recebidos pela comunidade local, o que demonstra grande entusiasmo. Após a colhida, os missionários são enviados para diversas comunidades, onde, em conjunto com os fiéis, montam o roteiro de visitas, encontros e celebrações que aconteceram durante o final de semana. A missão é vivida de maneira intensa, levando a Palavra de Deus a cada lar e reforçando os laços entre a Igreja e o povo de Deus.


No domingo, os grupos retornam à igreja matriz para o encerramento das atividades, culminando com a celebração da Santa Missa, onde todos se reúnem para agradecer a Deus pelos frutos da missão. A Jornada Missionária é uma oportunidade valiosa para os seminaristas experimentarem o ardor missionário e fortalecerem sua caminhada vocacional, cientes de que a Igreja é chamada a estar em constante saída, sempre levando o Evangelho a todos os cantos do mundo.