Imagem da padroeira de Castelo do Piauí ganha restauração para celebrar 280 anos de ereção canônica da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro

A imagem original da padroeira de Castelo do Piauí passou por um minucioso processo de restauração e embelezamento para celebrar o Dia Jubilar pelos 280 anos de ereção canônica da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro. A solenidade aconteceu no dia 26 de novembro e contou com a participação do Clero, autoridades políticas do município e da comunidade católica em geral.

des1

O trabalho foi desenvolvido pelo artista sacro Ambrósio Córdula, em Acari, no interior do Rio Grande do Norte, que trouxe de volta toda a exuberância da peça, em suas cores originais. A imagem foi entronizada no altar da matriz de Nossa Senhora do Desterro durante celebração solene presidida pelo bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis.

O processo de restauração e embelezamento da imagem durou cerca de 3 meses e foi executado por uma das maiores referências da arte sacra brasileira. A imagem da padroeira é uma peça trazida pelos colonizadores portugueses, esculpida em madeira, no mais puro estilo barroco, e data do ano de 1684. É considerada uma das peças mais valiosas do acervo histórico-cultural-religioso do Brasil.

des2

A imagem foi recepcionada por uma multidão de devotos que aguardava com ansiedade sua chegada no portal de entrada de Castelo do Piauí. Em seguida, houve carreata por algumas ruas e avenidas da cidade, até chegar na igreja matriz onde foi celebrada a santa missa.

“Nossa Senhora do Desterro é nossa padroeira, então esse restauro foi de grande importância para toda a comunidade castelense. A imagem agora foi trazida de volta para estas terras e foi entronizada no altar onde ficará exposta para que todos os devotos façam as suas orações e homenagens”, destacou o bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis.

des3

Tags:

A Diocese de Campo Maior ganhará o seu mais novo presbítero, nesta sexta-feira (21 de junho). Trata-se de Francisco Euller Sousa da Silva, que será ordenado sacerdote, pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, na Paróquia de Nossa Senhora