DIOCESE DE
CAMPO MAIOR

/
/
/
Imagem da padroeira de Castelo do Piauí ganha restauração para celebrar 280 anos de ereção canônica da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro

Imagem da padroeira de Castelo do Piauí ganha restauração para celebrar 280 anos de ereção canônica da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro

A imagem original da padroeira de Castelo do Piauí passou por um minucioso processo de restauração e embelezamento para celebrar o Dia Jubilar pelos 280 anos de ereção canônica da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro. A solenidade aconteceu no dia 26 de novembro e contou com a participação do Clero, autoridades políticas do município e da comunidade católica em geral.

des1

O trabalho foi desenvolvido pelo artista sacro Ambrósio Córdula, em Acari, no interior do Rio Grande do Norte, que trouxe de volta toda a exuberância da peça, em suas cores originais. A imagem foi entronizada no altar da matriz de Nossa Senhora do Desterro durante celebração solene presidida pelo bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis.

O processo de restauração e embelezamento da imagem durou cerca de 3 meses e foi executado por uma das maiores referências da arte sacra brasileira. A imagem da padroeira é uma peça trazida pelos colonizadores portugueses, esculpida em madeira, no mais puro estilo barroco, e data do ano de 1684. É considerada uma das peças mais valiosas do acervo histórico-cultural-religioso do Brasil.

des2

A imagem foi recepcionada por uma multidão de devotos que aguardava com ansiedade sua chegada no portal de entrada de Castelo do Piauí. Em seguida, houve carreata por algumas ruas e avenidas da cidade, até chegar na igreja matriz onde foi celebrada a santa missa.

“Nossa Senhora do Desterro é nossa padroeira, então esse restauro foi de grande importância para toda a comunidade castelense. A imagem agora foi trazida de volta para estas terras e foi entronizada no altar onde ficará exposta para que todos os devotos façam as suas orações e homenagens”, destacou o bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis.

des3

 

 

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS

A Diocese de Campo Maior ganhará o seu mais novo presbítero, nesta sexta-feira (21 de junho). Trata-se de Francisco Euller Sousa da Silva, que será ordenado sacerdote, pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, na Paróquia de Nossa Senhora