error_reporting(0); Dom Francisco de Assis participa da 59ª Assembleia Geral da CNBB no Santuário Nacional de Aparecida-SP – Diocese de Campo Maior
Da Diocese Igreja no Brasil Institucional Notícias

O bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assi, juntamente com todos os outros bispos que compõem o Regional Nordeste 4, estão reunidos no Santuário Nacional de Aparecida, onde participam da 2ª etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento acontece de 28 de agosto a 02 de setembro.

franssig

Desta vez, além do aprofundamento do tema central “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) serão feitas rumo à consolidação na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em 2023.

Com a característica de ser deliberativa, nesta segunda fase, os temas que serão votados pelo episcopado são as atualizações no Estatuto da CNBB, a tradução do Missal Romano, o texto do Ministério do Catequista e o Estudo nº 114 da CNBB cujo título é: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14) – Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”.

Além disso, outros 14 temas diversos vão ser objeto de reflexão e discussão dos cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares e coadjutores que participarão da 59ªAssembleia Geral como exemplo o 18º Congresso Eucarístico Nacional; a Celebração dos 70 anos da CNBB; a Jornada Mundial da Juventude 2023; o Sínodo dos Bispos 2023, entre outros.

Participam do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados. Mas apenas os bispos na ativa têm poder de voto. Atualmente, segundo dados da Secretaria Técnica da CNBB, a Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, com um total de 478 bispos, dos quais 321 na ativa e mais 157 bispos eméritos.

Com informações da CNBB Nacional