Nesta sexta-feira, 25, teve início a 48ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Campo Maior. O encontro acontece neste final de semana, na sexta e no sábado, e traz como tema “Peregrinos da Esperança numa Terra de Missões”, com o lema: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho. Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16,15). A assembleia está sendo realizada no Centro Diocesano de Campo Maior.

Esse encontro é um momento de reflexão e comunhão, onde padres, seminaristas, religiosas e leigos se reúnem para fortalecer a missão pastoral e aprofundar o caminho cristão na diocese. A programação começou com a acolhida e o credenciamento dos participantes, seguido pelo café da manhã. As plenárias da manhã abordaram temas como “Como ser uma Igreja Sinodal Missionária” e “A Igreja, Povo de Deus, Sacramento de Unidade”. Na parte da tarde, as temáticas discutidas incluem “A Unidade como Harmonia nas Diferenças” e “O Discernimento Eclesial para a Missão”. O primeiro dia da assembleia será encerrado com a celebração da Santa Missa no Santuário Eucarístico de Nossa Senhora do Rosário, que, nesses dias, celebra os festejos de sua padroeira.

No sábado, a programação conta com a Santa Missa na Catedral de Santo Antônio, uma plenária sobre o Projeto da Missão Paroquial que será implementado em todo o território diocesano, além de uma discussão sobre as perspectivas da assembleia e a apresentação do calendário pastoral de 2025. O encerramento será marcado pelo envio missionário dos participantes.
Na fala de abertura da assembleia, Dom Francisco de Assis acolheu os presentes e destacou o Projeto da Missão Paroquial que será desenvolvido nas paróquias. Ele afirmou que “esse será o marco do nosso peregrinar missionário, uma forma de mostrar que a Diocese de Campo Maior é uma Igreja missionária em estado permanente”. A reflexão que norteará o encontro será: “Como vivenciar o Ano Jubilar Missionário?”, considerando as quatro dimensões: catequese, família, juventude e autossustentação.