/
/
Diocese de Campo Maior celebra Missa em ação de graças pelo pastoreio de Dom Francisco

Diocese de Campo Maior celebra Missa em ação de graças pelo pastoreio de Dom Francisco

Na noite desta terça-feira, 1º de julho, a Diocese de Campo Maior celebrou a Missa em ação de graças pelo pastoreio de Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos. A celebração ocorreu na Catedral de Santo Antônio Aparecido e reuniu representantes do clero diocesano, todos os seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas das diversas pastorais, além de autoridades civis.

Foto: PASCOM | Catedral de Santo Antônio

Durante a homilia, Dom Francisco expressou profunda gratidão pelo tempo vivido na Diocese de Campo Maior e refletiu sobre o sentido de sua nova missão episcopal. “Hoje é, de fato, uma celebração de ação de graças. Nós somos peregrinos de esperança. Todos nós somos convidados a peregrinar, a fazer uma caminhada permanente, sempre em novos horizontes”, afirmou.

Foto: PASCOM | Catedral de Santo Antônio

Ele destacou que a primeira leitura do dia trazia um convite para um novo tempo, um novo ciclo, marcado por caminhadas, exigências e esperanças. “É preciso caminhar para alcançar a libertação prometida pelo Senhor, a nova terra prometida pelo Senhor. E isso eu digo em relação a mim, pela nova missão que recebi do Papa em abril: olhar para frente, para uma missão episcopal que se dará em outra diocese, em um novo horizonte e uma nova perspectiva.”

Dom Francisco partilhou com os fiéis o sentimento de partir para o desconhecido, lembrando a chegada à Diocese de Campo Maior em 2017. “É um horizonte bonito, porém desconhecido. Nada conheço, mas conhecerei, assim como quando cheguei em Campo Maior. Nada conhecia, mas cheguei de coração aberto, com os olhos atentos para conhecer. Conheci um pouco, não conheci tudo, mas o suficiente para ter deixado, não sei quais, marcas no coração dos fiéis. Não fiz tudo, mas fiz o suficiente, e é pelo suficiente que agradeço a Deus.”

Foto: PASCOM | Catedral de Santo Antônio
Foto: PASCOM | Catedral de Santo Antônio

Ao final, Dom Francisco expressou sua gratidão pela história construída na diocese. “Agradeço imensamente a Deus por este tempo que passei em Campo Maior. Campo Maior escreveu mais um nome em sua história: Francisco de Assis Gabriel dos Santos. E ninguém tem força de apagar, pois esse selo que foi dado a Campo Maior foi dado pelo próprio Deus por ação do Espírito Santo. Agradeço muito a Deus. Eu estou na história de Campo Maior.”

Em seguida, aconteceram homenagens das pastorais da Catedral, do prefeito municipal e dos seminaristas, que manifestaram gratidão e carinho a Dom Francisco pelo serviço prestado à Diocese de Campo Maior.

Foto: PASCOM | Catedral de Santo Antônio
Foto: PASCOM | Catedral de Santo Antônio

Dom Francisco foi nomeado como 3º bispo diocesano de Campo Maior em 21 de junho de 2017. Em abril de 2025, o Papa Francisco o nomeou como bispo diocesano de Cajazeiras (PB), onde tomará posse no dia 5 de julho.

Compartilhar:

NOTÍCIAS