Na manhã desta quinta-feira, 17 de abril, a Diocese de Campo Maior celebrou a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa da Unidade, na Catedral de Santo Antônio Aparecido. A celebração foi presidida pelo administrador diocesano, Dom Francisco de Assis, e concelebrada pelos padres do clero diocesano, com a participação de diáconos, seminaristas, religiosos e representantes de diversas pastorais e grupos da Igreja Particular de Campo Maior.


Durante a homilia, Dom Francisco destacou o significado da celebração, que se insere no contexto quaresmal e manifesta de forma visível o que é ser Igreja Particular: uma comunidade reunida em torno do bispo, sucessor dos apóstolos, com todo o presbitério e uma representação dos fiéis leigos e leigas, religiosos e religiosas.
“A Missa dos Santos Óleos nos recorda a comunhão e a missão da Igreja diocesana. Nela ocorrem dois momentos significativos: a renovação das promessas ministeriais dos padres e diáconos e a bênção dos óleos dos catecúmenos, dos enfermos e do santo Crisma, que serão distribuídos para todas as paróquias da diocese. Esses sinais sacramentais expressam nossa unidade e a diocesaneidade que vivemos, especialmente neste Ano Jubilar em que somos chamados a ser peregrinos da esperança em uma terra de missão”, afirmou Dom Francisco.


A celebração da Missa da Unidade é um dos momentos mais importantes da vida da Igreja diocesana, pois expressa de forma concreta a comunhão entre o bispo e o clero, e o compromisso pastoral de servir ao povo de Deus.