Na última sexta-feira, 19 de dezembro, a Diocese de Campo Maior celebrou a ordenação diaconal dos seminaristas Carlos Henrique, Francisco Rafael, Jefferson Thomas e Tárcio de Araújo. A celebração ocorreu durante uma solene Celebração Eucarística, realizada na Catedral de Santo Antônio Aparecido, em Campo Maior, reunindo fiéis de diversas paróquias da diocese.
O primeiro grau do sacramento da Ordem foi conferido pela imposição das mãos e pela Oração Consecratória de Sua Excelência Reverendíssima Dom Francisco de Assis, bispo da Diocese de Cajazeiras-PB. A cerimônia contou com a presença do clero diocesano, seminaristas, leigos e leigas, familiares e amigos dos ordenandos, além dos presbíteros responsáveis pelo processo formativo no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus.

A ordenação diaconal representa um momento significativo na caminhada vocacional dos neo-diáconos, que passam a assumir oficialmente o ministério do serviço, da Palavra e da caridade, colocando-se a serviço da Igreja e do povo de Deus, à luz do exemplo de Cristo Servo.
Em sua homilia, Dom Francisco de Assis destacou que a missão da Igreja é marcada por uma “diaconia permanente”, tendo o próprio Cristo como modelo supremo de serviço e doação. O bispo ressaltou que o ministério diaconal está intrinsecamente ligado à missão do bispo e da Igreja, inspirado na diaconia de Cristo, afirmando que “o dom do serviço é próprio do discípulo de Cristo”. Dirigindo-se aos ordenandos, enfatizou que eles foram escolhidos para o Senhor e chamados a servir na caridade com amor indivisível, convidando-os a exercerem o ministério com generosidade, compaixão e compromisso, lembrando que um mundo sem diaconia tende a crescer na indiferença.






Ao final da celebração, o administrador diocesano, padre Gilcimar Lima, comunicou as paróquias e cidades onde os neo-diáconos exercerão seu ministério pastoral. O diácono Carlos Henrique foi designado para a Paróquia de Santa Luzia, em Barras; o diácono Jefferson Thomas para a Paróquia de Nossa Senhora dos Humildes, em Alto Longá; o diácono Tárcio de Araújo para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Porto; e o diácono Francisco Rafael para a Catedral de Santo Antônio Aparecido, em Campo Maior.
A ordenação diaconal reafirma a vivacidade vocacional da Diocese de Campo Maior e o compromisso com a formação de ministros ordenados a serviço da evangelização e da caridade.