Neste sábado, 14 de dezembro, a Congregação do Santíssimo Redentor se alegrou com a ordenação de mais um presbítero para a Igreja, o diácono Valmir Costa Silva C.Ss.R, ordenado presbítero pela imposição de mãos e prece consecratória de Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, bispo diocesano de Campo Maior, Piauí.
A missa de ordenação ocorreu no distrito de Piau, município de Piranhas, Alagoas, presidida por Dom Francisco de Assis. Esteve presente o bispo redentorista, Dom Geraldo Freire, bispo da diocese de Iguatu no Ceará. Muitos presbíteros também se fizeram presentes, diocesanos e religiosos, entre quais, o superior provincial da Província Redentorista de Brasília, Pe. João Paulo C.Ss.R e o Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde e São Francisco, em Piranhas, Padre José Walter e o seu vigário colaborador José Paulo.
A solene celebração eucarística teve início às 19h, no Ginásio de Esportes Manoel Vicente Rodrigues, distrito de Piau, com grande presença do povo de Deus, que lotou o ginásio. Dom Francisco na sua homilia ressaltou: “Creio que o sacerdócio ministerial, no grau de presbítero, na qual será inserido nosso irmão Valmir, é uma graça incomparável, graça reservada aos eleitos do Senhor, graça não dada aos anjos, mas aos homens, embora barro do barro, limitados, pecadores como nós o somos (…) Vejamos que ato de misericórdia divina, que ato de confiança divina, Deus por seu filho Jesus Cristo constitui sua Igreja medianeira de graça santificante”.
Ao fim da celebração de ordenação Padre João Paulo, superior da Província Redentorista de Brasília, dirigiu algumas palavras ao bispo, ao neopresbítero e aos demais: “O que hoje nos oferece essa noite é o testemunho da bondade de Deus e da sua fidelidade para conosco, por isso eu louvo, agradeço em nome dos missionários redentoristas, porque Deus pela sua fidelidade oferece um novo sacerdote a sua Igreja. Obrigado, caro Padre Valmir, por permitir que a semente do dom que um dia Deus plantou no seu coração pudesse crescer. E hoje podemos contemplar esta semente crescida e frutificada na sua vida”.
Padre Valmir Costa é natural da paróquia de Nossa Senhora da Saúde e São Francisco de Assis. Nasceu no dia 6 de setembro de 1993 em Piranhas-AL. Filho de Damião Rodrigues e Maria José. Ingressou no seminário redentorista no ano de 2015, tendo feito sua primeira profissão em 25 de janeiro de 2020 e professando os votos perpétuos em 14 de março de 2024. Recebeu a ordenação diaconal em 25 de maio de 2024, por Dom Danival Milagres Coelho, bispo auxiliar de Goiânia-GO. Escolheu como lema sacerdotal a perícope: “Permanecei em mim, e Eu em vós” (Jo 15,4a).
Confira mais algumas fotos da ordenação: