DIOCESE DE
CAMPO MAIOR

/
/
/
Dia Nacional da Juventude 2017 reúne mais de 2 mil jovens em Altos-PI

Dia Nacional da Juventude 2017 reúne mais de 2 mil jovens em Altos-PI

A cidade de Altos-PI acolheu nesta quinta (15), feriado da Proclamação da República, cerca de 2 mil jovens, vindos das paróquias e áreas pastorais da Diocese de Campo Maior para participar do DNJ 2017, Dia Nacional da Juventude.

A programação teve início às 7h00min da manhã, com a chegada das caravanas, café da manhã e credenciamento. Às 8h30min foi rezada a oração inicial e feita a intronização da imagem de Nossa Senhora com as bandeiras das expressões juvenis.

Em seguida, foi a vez de os jovens acompanharem um bate papo com Dom Francisco de Assis, bispo de Campo Maior. Ele falou sobre a sua infância, a descoberta de sua vocação, sua nomeação para ser bispo, os desafios atuais da jovem católico e como ele pretende motivar a formação dos jovens no Piauí, já que foi o escolhido para ser bispo referencial do regional Nordeste VI para: A juventude, os religiosos, a vocação e a RCC (Renovação Carismática Católica).

ASSISTA O BATE PAPO COM DOM FRANCISCO:

dnj-2017-altos-juventude-dom-francisco

Depois do momento com o bispo foram servidas as refeições. As paróquias de Altos-PI mobilizaram toda a população da cidade e conseguiram oferecer de forma gratuita o almoço a todos os jovens.

À tarde, os participantes assistiram catequeses nas igrejas de São Raimundo Nonato, Nossa Senhora das Mercês e São José, e aprenderam um pouco sobre as formas de devoção à Divina Misericórdia. Logo após, os jovens sairam em caminhada até à estrutura montada ao lado da Igreja de São José, para participar da Missa presidida por Dom Francisco.

A Celebração teve início às 18h00min. Estiveram presentes: Padre Honório (Igreja de Nsa. Sra. Das Mercês – Altos), Monsenhor Evandro (Igreja de Nsa. Sra. Das Mercês – Altos), Padre Alcindo Saraiva (Referencial para a juventude de Campo Maior), Padre Claudinei (Igreja de São José – Altos), Padre Lizardo (Igreja de São Raimundo Nonato – Altos), Padre Océlio (Igreja de São Benedito – Beneditinos), Padre Rafael (Paróquia da cidade de Nossa Senhora dos Remédios), Padre Gilcimar (Igreja de Nsa. Sra. do Livramento – José de Freitas) e Padre Francisco Alves (Igreja de Nsa. Sra. do Rosário – José de Freitas).

Em sua homilia, Dom Francisco falou da força que o jovem tem para a conversão das pessoas:”O jovem deve evangelizar a sua família e os outros jovens. A igreja pede que a juventude seja missionária. (…) Cabe a nós, os bispos, os sacerdotes, os evangelizadores e a juventude, defender a Igreja como Mãe e Mestra, Geradora da Vida, Santuário de Deus. (…) Não permita que a TV e suas novelas falem mais alto que a sua consciência e a Mãe Igreja!”.

“Quem ama tem pressa!” – Dom Francisco de Assis

“O calor é exigente, mas eu não posso reclamar de nada. Deus me fez bispo de vocês, pastor de vocês, esta é a maior graça da minha vida! Não há graça maior até hoje!”, disse o bispo, sendo aplaudido por toda a assembléia.

Reportagem: Helder Felipe – Assessoria de Comunicação Diocesana

Fotos: Helder Felipe e Flávio Henrique

Compartilhar:

NOTÍCIAS

O bispo Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos presidiu a missa de ordenação presbiteral do diácono Francisco Euller Sousa da Silva, nesta sexta-feira (21 de junho), na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Castelo do Piauí. Participaram