No último domingo, 9 de fevereiro, a Diocese de Campo Maior celebrou a ordenação diaconal do seminarista Gean Carlos Medeiros da Silva, em uma solene Celebração Eucarística realizada na Catedral de Santo Antônio Aparecido, em Campo Maior. Durante a celebração, o primeiro grau da Ordem foi conferido pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Sua Excelência Reverendíssima Dom Francisco de Assis, bispo diocesano.

A cerimônia contou com a presença do clero diocesano, seminaristas, leigos e leigas, familiares e amigos do neodiácono, além dos padres responsáveis pelo processo formativo no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus. A ordenação diaconal marca um passo importante na caminhada vocacional do neodiácono Gean Carlos, que agora assume a missão de servir à Igreja com dedicação e compromisso, seguindo os ensinamentos de Cristo no serviço ao povo de Deus.


Durante a homilia, Dom Francisco de Assis destacou que a ordenação diaconal do seminarista Gean Carlos é um reflexo do contínuo chamado de Deus em nossa história. Com apenas 20 e poucos anos, Gean nos recorda que, ao longo do tempo, Deus segue se revelando, inquietando, embaraçando e, principalmente, nos chamando, assim como fez com ele. O bispo ressaltou a importância da fidelidade e obediência, que é essencial na vocação, e indicou que a missão do diácono se manifesta em três formas principais: o serviço da palavra, do altar e da caridade. O serviço da palavra está relacionado ao anúncio da Boa Nova, o serviço do altar à liturgia, e o serviço da caridade, que também se traduz em justiça social. Dom Francisco lembrou ainda que não há ruptura entre vocação e fidelidade, pois a fidelidade é a verdadeira prova da vocação recebida.

O diácono foi nomeado pelo bispo diocesano como administrador pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Assunção do Piauí. Além dessa missão, também assumiu a função de referencial para as pastorais sociais da Diocese de Campo Maior, atuando no acompanhamento de projetos e no desenvolvimento de diversas iniciativas pastorais.