Conheça a trajetória e o testemunho vocacional de Francisco Euller Sousa da Silva, que será ordenado presbítero nesta sexta-feira

A Diocese de Campo Maior ganhará o seu mais novo presbítero, nesta sexta-feira (21 de junho). Trata-se de Francisco Euller Sousa da Silva, que será ordenado sacerdote, pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Castelo do Piauí.

Francisco Euller Sousa da Silva. (Foto: Ryan Andrade)

O Diác. Francisco Euller Sousa da Silva, nasceu no dia 11 de abril de 1998 na cidade de Castelo do Piauí. Filho de Antônia Leila de Sousa Cordeiro e de Eudenes Eloi Alves da Silva. Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 03 de janeiro de 1999, pelas mãos do Revmo. Pe. Jerônimo de Paula Pessoa e recebeu a Primeira Comunhão no dia 08 de dezembro de 2007 pelas mãos do Revmo. Pe. Raimundo Duarte na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro.

Ainda aos 4 anos de idade ingressou no grupo de coroinhas, movido pelo grande desejo de ser padre e de servir ao altar. Foi apoiado e acompanhado por sua avó paterna, D. Marlúcia, que nunca mediu esforços e nem distância para conduzi-lo às missas, sobretudo as dominicais na Igreja de Nossa Senhora do Desterro. Seus primeiros passos na fé foi acompanhar as novenas do mês de maio pelas casas de seu bairro, sob os cuidados e apoio de Dona Loura (In Memoriam), que exerceu o papel de uma primeira e inesquecível catequista. No dia 24 de novembro de 2013, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, foi-lhe conferido o Sacramento do Crisma pelo Exmo. e Revmo. Dom Eduardo Zielski.

Iniciou os seus estudos na Creche José Soares dos Reis durante os anos 2002 a 2004. Estudou as séries iniciais na Unidade Escolar Vereador Waldemar Salles durante os anos de 2005 a 2009. Cursou o Ensino Fundamental na Unidade Escolar Professora Osmarina Vieira de Sousa Moreira nos anos de 2010 a 2012. E o Ensino Médio, durante os anos 2013 a 2015, na Unidade Escolar Francisco Salles Martins, todas em Castelo do Piauí.

Cresceu e amadureceu vocacionalmente na convivência com seus párocos poloneses, o Revmo. Pe. Tadeusz e Pe. Miroslaw (Pe. Miro), que muito o incentivaram, ensinaram e motivaram no processo da vocação que desde muito cedo germinava. Após o acompanhamento vocacional diocesano, ingressou no Seminário Propedêutico São João Paulo II, na Arquidiocese de Teresina, no dia 11 de fevereiro de 2016, tendo como primeiro reitor, o Revmo. Pe. Daniel Rodrigues.

Em 2017, ingressa no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina-PI, residindo na casa Dom Edilberto Dinkelborg até o ano de 2019, cursando e formando-se no curso de Licenciatura em Filosofia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI. Em seguida, de 2020 a 2023, cursa Bacharelado em Teologia pelo mesmo Instituto, residindo na Casa de Teologia Sagrado Coração de Jesus.

No ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19, residiu no Palácio Episcopal com Dom Francisco de Assis, em Campo Maior-PI. Suas formações acadêmicas são: Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

Durante os anos de formação no Seminário exerceu a experiência Pastoral nos seguintes lugares: Comunidade de São Sebastião no Parque Eliane (Diaconia São Francisco); Lar das flores de Maria (casa de repouso para idosas); Lar São José; Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Zona Leste); Pastoral da Criança (Parque Piauí); Pastoral Carcerária; Pastoral Paulina na Diaconia Santo Estevão no Torquato Neto. E desde 2022 exerce pastoral na Paróquia de São José Operário em Cocal de Telha, território desta Diocese.

Foi admitido às Ordens Sacras no dia 09 de junho de 2021 na Igreja Catedral de Santo Antônio em Campo Maior. Foi instituído no Ministério de Leitor no dia 24 de julho de 2022 na Paróquia de São Miguel Arcanjo em São Miguel do Tapuio. E instituído no Ministério de Acólito no dia 22 de janeiro de 2023 na Igreja Catedral de Santo Antônio. Estas celebrações foram conferidas pelo Exmo. e Revmo. Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, Bispo diocesano de Campo Maior.

Ordenou-se Diácono no dia 25 de novembro de 2023. Depois de ordenado permaneceu na Paróquia de Nossa Senhora do Humildes em Alto Longá até o dia 11 de fevereiro quando foi apresentado como administrador pastoral da Quase Paróquia de Santo Antônio no município de Novo Santo Antônio, onde permanece atualmente.

O Segundo Grau da Sagrada Ordem será conferido ao diácono Francisco Euller Sousa da Silva às 19h, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças em Castelo do Piauí.

Tags:

O bispo Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos presidiu a missa de ordenação presbiteral do diácono Francisco Euller Sousa da Silva, nesta sexta-feira (21 de junho), na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Castelo do Piauí. Participaram