Encerrou-se hoje (18), ao meio dia, a XLI Assembleia Diocesana de Campo Maior, com a participação de mais de 120 pessoas, entre elas: O bispo diocesano, os padres, religiosos e leigos, representando as paróquias e áreas pastorais. O evento teve início no dia 16 e tratou sobre a iniciação à vida cristã, tendo como base o Documento 107 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Na quinta (16), às 14h30min, a assembleia foi iniciada com a oração de abertura, conduzida pelos seminaristas da diocese. Logo após, os participantes se apresentaram por zonal e ouviram as palavras de acolhida de Dom Francisco.
Em seguida, Padre Alcindo Saraiva fez uma breve exposição sobre toda a história de criação e instalação da diocese, desde o seu primeiro bispo até os dias atuais. Após este momento, os participantes foram divididos em grupos para avaliar a caminhada no ano de 2017, baseada nas urgências elaboradas na assembleia anterior. O dia se encerrou com Santa Missa na Igreja do Rosário e apresentação da avaliação.
No sexta (17), sob a assessoria do Padre João Paulo (Diretor Espiritual do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus – Teresina), foi iniciado o estudo do Documento 107 da CNBB, “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, destacando-se “a crise da pastoral sacramental”, onde, frequentemente (O batismo, a crisma e os outros sacramentos) se tornam um rito de passagem ou simplesmente um evento de cunho social. Para se vencer esses desafios, é preciso criar um plano diocesano de Iniciação à Vida Cristã.
À tarde, foi a vez do Padre Claudinei (Pároco da Igreja de São José – Altos) expor o conteúdo do Documento 106 da CNBB – “O dízimo na comunidade de fé. Orientações e propostas”. Foi apresentado ainda o projeto Lectionautas e discutido nos grupos as propostas diocesanas para 2018.
Hoje (18), todos participaram pela manhã da Missa de Encerramento da Assembleia, realizada na Catedral de Santo Antônio e presidida por Dom Francisco de Assis. De volta ao Centro Diocesano, o Secretário-executivo da CNBB, Padre Ataan Nerson, falou sobre a 14º Romaria da Terra e da Água, que acontecerá em 2018 na cidade de Paulistana, Diocese de Picos. Em seguida, Padre Gilcimar apresentou as propostas discutidas no dia anterior e coordenou a elaboração do calendário diocesano para 2018.
Encerrando, Dom Francisco agradeceu a presença de todos os presentes a anunciou as primeiras nomeações e transferências de seu governo.
LISTA DOS COORDENADORES E ASSESSORES DE PASTORAIS PARA 2018:
Coordenador Diocesano de Pastorais – Pe. Gilcimar
Representante do Clero – Pe. Claudinei
Pastoral da Catequese – Pe. Gilberto Felipe
Pastoral Vocacional – Pe. Luis Francisco e Ir. Lourdes
Pastoral da Família – Pe. Chagas – (Assessor); José Luis e Lili (Casal coordenador)
Pastoral de Comunicação – Pe. Duarte (Coordenador); Hélder (Assessor)
Pastoral do Menor – Pe. Claudio – (Assessor); Augusta (Coordenadora)
Pastoral da Criança – Pe. Tadeusz – (Assessor); Viviane (Coordenadora)
Setor da Juventude – Pe. Alcindo
Pastoral Litúrgica – Pe. Leandro
Pastoral da Saúde – Diác. Flávio e Ir. Lourdes
Pastoral do Dízimo– Pe. Claudinei
Pastoral da Pessoa Idosa– Pe. Jerônimo (Assessor); Diomar (Coordenadora)
Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão – Mons. Paulo Mateus e Ir. Lourdes
Movimentos e Associações Religiosas – Pe. Leandro (Assessor), Pe. Raimundo Vieira, Ir. Lídia, Arimateas.
COMIDI: Comissão Missionária da Diocese – Flávio
CPT – Pe. Adão (Assessor); Ailton (Coordenador)
Cáritas – Pe. Honório (Assessor); Ana Silva (Coordenadora)
ECC – Pe. Lisardo (Assessor); Corçubelo e Lavina (casal coordenador)
Campanhas – Pe. Raimundo Pereira (Assessor)
RCC – Pe. Alcindo Saraiva (Assessor); Maria de Jesus (Coordenadora)
CDL – Pe. Eduardo (Assessor)
CRB – Ir. Eronildes.
EMM – Pe. Eduardo, Raimundo e Idene.
Reportagem: Helder Felipe – Assessoria de Comunicação Diocesana
Fotos: Flávio Henrique e Helder Felipe
Adicionar Comentário