Igreja no Regional Institucional Notícias

CNBB NE 4 realiza 31ª Assembleia Regional de Pastoral e reforça pilares do ‘Pão e da Caridade’

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4 promoveu, entre os dias 28 e 30 de julho, sua 31ª Assembleia Regional de Pastoral. Com o tema ‘Pão e Caridade: Pilares da vida cristã em missão’ e lema ‘E não havia necessitados entre eles’ (cf. At 4, 34), a assembleia aconteceu no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina.

ass1

Participaram a presidência da Comissão Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) composta pelos bispos de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva; de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, e de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Tavoni. Também estiveram presentes Dom Edivalter Andrade (Floriano), Dom Edilson Soares (Oeiras) e Dom Plínio Luz (Picos).

ass2

A assembleia contou com a participação de diversos coordenadores diocesanos e regionais de pastorais bem como de representantes de movimentos, grupos e serviços atuantes no âmbito da Igreja no Piauí. O diácono, Sérgio Vasconcelos, da Arquidiocese de Olinda e Recife, assessorou os trabalhos e refletiu o tema central.

ass3

Dentro da programação, foram apresentadas, discutidas e avaliadas as diretrizes para a implantação dos projetos Ano Regional da IVC (Iniciação à Vida Cristã), Ano Missionário e Ano Vocacional. Também houve um balanço sobre a 15ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, realizada em 16 e 17 de julho em Piripiri com o tema ‘Terra e Água: Direitos Sagrados’ e lema ‘Deus deu a terra aos seus filhos’ (Sl 115,16).

ass4

Ainda na programação, os representantes das 8 dioceses que compõem o Regional Nordeste 4 se reuniram para discutir e elaborar plano de ações e atividades tomando como eixo central as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) com foco nos pilares do Pão e da Caridade.

ass5

Finalizando os trabalhos, aconteceu a implantação da Comissão Regional de Justiça e Paz (CPJ), que terá por objetivo a defesa dos direitos humanos, da democracia e da justiça social à luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja. A 31ª Assembleia Regional de Pastoral encerrou com a celebração da Santa Missa de envio e almoço.

ass6

O presidente da Comissão Regional Nordeste 4 da CNBB, Dom Juarez Sousa da Silva, destacou o compromisso da Igreja como a evangelização e com a renovação atendendo a exortação do Papa Francisco para a sinodalidade:

O nosso grande desafio é deixar as estruturas ultrapassadas que já não contribuem para a transmissão da verdadeira fé, para uma Igreja verdadeiramente missionária. Esta renovação não deve ser encarada apenas como um salto progressista, revolucionário, mas de reforma, para atender o chamado do Papa Francisco que nos convida a ser uma igreja sinodal, em saída, e viver uma experiência verdadeira de encontro e comunhão com o Cristo, destacou.

Fonte: CNBB NE 4

Adicionar Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *