Nos dias 21 a 26 de julho no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus em Teresina, aconteceu o 5º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE). Este evento é fruto do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) e contou com a participação de 240 participantes, dentre eles bispos, padres, religiosos, seminaristas e leigos vindos de todas as partes do Brasil. A missa de abertura aconteceu na Catedral metropolitana de Nossa Senhora das Dores com a presidência de Dom Juarez, Arcebispo metropolitano.

O congresso teve como tema: “discípulos missionários de esperança”, o objetivo era celebrar os 40 anos do Comise, que surgiu no ano de 1985 por inspiração do Pe. Fábio Bertagnolli com a finalidade de trabalhar na casa de formação a dimensão missionária na vida do futuro sacerdote. Ao longo dos dias, o congresso contou com uma programação vasta de atividades, como: conferências, painéis temáticos, ressonâncias, oficinas, noites culturais, city tour, experiência missionária, adoração, celebração eucarística e momentos de oração.
Além de todas as atividades, os participantes tiveram a oportunidade de fazer trocas de experiências, pois cada um era oriundo de regiões diferentes e o congresso foi o espaço para que cada um deles pudessem conversar e apresentar em forma de música a cultura local, favorecendo o enriquecimento cultural de todos. Para o seminarista Francisco Diego do 3º ano da configuração (teologia) o 5º congresso foi uma experiência marcante já que desde sua entrada no seminário participou das experiências missionárias realizadas pelo COMISE. Ele acrescenta: “que nós como futuros padres, nunca nos falte o ardor missionário, e que possamos sempre colocar nossos pés a caminho para evangelizar todos os povos”.


No final do congresso aconteceu uma procissão no bairro Parque Eliane seguido de um momento de oração no cruzeiro do COMISE, onde foi depositado cinco potes com as terras de cada região do Brasil, esse gesto simboliza a união dos cominses que caminham para a mesma direção movidos pelo ardor missionário. Após esse momento, foi feita a leitura da carta compromisso pelo secretário nacional do COMISE que é o resultado das discursões e reflexões durante o congresso. Na carta foram firmados alguns compromissos: tornar o COMISE um órgão integrador e trabalhar junto com os serviços de animação vocacional compromissos.

Após esse momento aconteceu a missa de encerramento na catedral metropolitana de Nossa Senhora das Dores que foi presidida por Dom Ronilton, Bispo Diocesano de São Raimundo Nonato e responsável pela cooperação missionária no regional nordeste 4, ao final da celebração foi feito o envio das velas missionárias, cada regional assumiu o compromisso de levar adiante a chama do ardor missionário àqueles que não participaram do congresso.