Celebrações nesta Quarta-feira de Cinzas marcam o lançamento da Campanha da Fraternidade nas dioceses do Piauí. Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). As missas deste dia também marcam a abertura do Tempo Quaresmal na Igreja.

Na Arquidiocese de Teresina o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade vai acontecer nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, a partir das 08h, na Residência Episcopal. Já o lançamento oficial para toda a comunidade vai acontecer no dia 17 de fevereiro, às 19h, durante a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de São José Operário, no bairro Vila Operária, zona norte da capital.
O bispo de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Tavoni, destacou que a temática proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é uma oportunidade para a vivência de fraternidade universal: “A Igreja no Brasil, através da CNBB, nos propõe a CF, que é o nosso gesto concreto, um convite à conversão e à caridade. Neste ano, vamos refletir a Amizade Social para superar os extremismos, as divisões e as ideologias. Voltemos nossos corações para o Senhor na esperança de construirmos um mundo melhor, onde todos tenham vida e vida em abundância”, disse.
Para o bispo de Picos, Dom Plínio Luz, a proposta da campanha é colocar a amizade social como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e a indiferença que marcam a sociedade: “Diante de tanto isolamento, radicalismos, conflitos e exclusão, a Igreja nos faz um convite para uma conversão espiritual, mas também social. Somente assim poderemos enxergar verdadeiramente o valor e a beleza da fraternidade humana, fortalecendo os vínculos e vivenciando a Quaresma conscientes de fé e de amor ao próximo”, falou.