error_reporting(0); Catedral realiza assembleia paroquial com o tema: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade” – Diocese de Campo Maior
Paróquias

Teve início neste sábado (11 de fevereiro), às 8h30min, a Assembleia Paroquial da Catedral de Santo Antônio. O encontro aconteceu no Salão Paroquial e teve como tema: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, baseado no documento 105 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

assembleia-catedral-2107

Logo no início,   Monsenhor Paulo Mateus, pároco da catedral, deu as boas vindas aos representantes de grupos e pastorais da paróquia e dirigentes das comunidades, e convidou os presentes a rezarem uma Ave-Maria, relembrando que toda a Igreja no Brasil está celebrando o Ano Mariano em comemoração pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O assessor convidado para dirigir os trabalhos foi o seminarista Flávio Naylton. Iniciando as discursões, ele explicou o significado da palavra “leigo” e falou que o Encontro Pessoal com Jesus Cristo é algo muito importante para a convivência comunitária: “Cada cristão leigo e leiga é chamado a ser sujeito eclesial para atuar na Igreja e no mundo” (Doc. 105, nº01).

assembleia-catedral-2107-4

Os participantes também debateram sobre a importância da “Celebração da Palavra de Deus” nas comunidades, citando como base um trecho de um dos documentos elaborados pelo Concílio Vaticano ll: “A Palavra de Deus é tão importante quanto a Eucaristia”.

À tarde foram feitos os encaminhamentos de ações pastorais e a apresentação das 5 (cinco) urgências da ação evangelizadora, elaboradas na 54º Assembleia Geral do Bispos do Brasil, em Aparecida-SP, sob a ótica das reflexões feitas na Assembleia Diocesana de Campo Maior.

assembleia-catedral-2107-3
grupos discutindo.

No domingo (12 de fevereiro ), iniciando às 8h30min, o coordenador da Pastoral da Criança da Catedral de Santo Antônio, Fábio Nascimento, falou das dificuldades dessa pastoral, sobretudo em conseguir novos voluntários. Em seguida o senhor Nazareno, coordenador da Fazenda da Esperança “Santa Faustina” deu o seu testemunho de mudança de vida e convidou todos os presentes para visitar e ajudar este grupo que já mudou a vida de inúmeras pessoas.

assembleia-catedral-2107-2
Coordenadora regional da Campanha da Fraternidade da CNBB, Francisca Machado.

A coordenadora regional da Campanha da Fraternidade da CNBB, Francisca Machado, fez o repasse da campanha desse ano de 2017, que tem como tema: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”.

Logo em seguida houve a elaboração do calendário da paróquia e a apresentação dos membros do Conselho Paroquial de Leigos (CPL), recém-formado: Joao Vitor, Nédio Cris, Alice Vaz.

A assembleia encerrou com todos os participantes rezando a oração pedindo um bispo para a Diocese de Campo Maior.

assembleia-catedral-2107-1
Os membros do Conselho Paroquial de Leigos, criado durante a assembleia.

Reportagem: PASCOM – Catedral de Santo Antonio