error_reporting(0); CASTELO DO PIAUÍ: Imagem de Nossa Senhora do Desterro visita parque municipal da Pedra do Castelo – Diocese de Campo Maior
Paróquias

A II peregrinação com a Imagem da Padroeira de Castelo do Piauí aconteceu neste último domingo, 10/12, no Parque Municipal Pedra do Castelo, onde às 07 horas foi Celebrado a Santa Missa pelo Pe. Tadeusz Semmerling. Mais de 60 devotos castelenses participaram da Celebração que faz parte da programação dos 275 anos da paróquia, antecedendo os festejos. A visita foi marcada por momentos de muita emoção e oração.

Conta-se que toda a devoção na Cidade de Castelo do Piauí começou na “Pedra do Castelo”, onde uma imagem de Nossa Senhora do Desterro foi encontrada dentro de uma gruta.

História

A origem do Município de Castelo do Piauí data do início do século XVIII quando chegou às primeiras famílias no lugar denominado Rancho dos Patos, que foi elevada à categoria de Freguesia em 1742 sob invocação de Nossa Senhora do Desterro do Rancho dos Patos do Poti, através de uma visita efetuada pelo Bispo do Maranhão, D. Manuel da Cruz.

A Freguesia de Nossa Senhora do Desterro foi desmembrada da de Santo Antônio do Surubim, hoje Campo Maior, no dia 27 de novembro de 1742, por provisão de Sua Excia. Revdma. Dom Frei Manoel da Cruz, Bispo de São Luís do Maranhão sendo a oitava Paróquia a ser criada no Piauí. Pela mesma provisão, foi nomeado Vigário da nova Freguesia, que recebeu o nome de Nossa Senhora do Desterro do Rancho dos Patos, o Pe. José Pereira Lopes, com a obrigação de construir a igreja paroquial com o auxílio do povo, o qual erigiu uma grande capela que, com algumas remodelações, passou a ser a atual igreja.

A imagem de Nossa Senhora do Desterro é uma peça trazida pelos colonizadores portugueses, esculpida em madeira, no mais puro estilo barroco, data do ano de 1684. E considerada uma das peças mais valiosas do acervo histórico-cultural-religioso do Brasil.

Fonte e Fotos: Pascom – Paróquia Nossa Senhora do Desterro (Com algumas informações do Portal Castelo em Foco).