DIOCESE DE
CAMPO MAIOR

Cardeal Dom Sérgio da Rocha preside missa solene na Catedral de Teresina

Uma emocionante celebração marcou a passagem do Cardeal Dom Sérgio da Rocha por Teresina. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo metropolitano de Brasília presidiu ontem (05) missa solene na Catedral Nossa Senhora das Dores. Os fieis compareceram em grande número para homenagear aquele que foi o sexto arcebispo da Arquidiocese de Teresina.

Na entrada da Igreja, a cantora Luana Campos interpretou o hino de Teresina . A Celebração Eucarística foi presidida pelo Cardeal Dom Sérgio e concelebrada pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito e os bispos das oito dioceses do Estado, além de um número significativo do Clero Arquidiocesano.

domsergio

Após a procissão de entrada, o Cardeal foi surpreendido com entrada da Cruz original de Santa Cruz dos Milagres, trazida do Santuário pelo reitor, padre Ranieri Alencar. Como devoto da Santa Cruz, a iniciativa emocionou o Cardeal.

Para o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, que sucedeu o Cardeal Sérgio da Rocha na Arquidiocese de Teresina, todas as expressões da Igreja particular de Teresina rendem homenagens ao pastor.  “Bendito o que vem em nome Senhor. É com as palavras do povo, que feliz aclamava a entrada de Jesus em Jerusalém que eu lhe saúdo. A Igreja do Piauí representada por seus bispos aqui está a lhe dizer que esse regional se regozija com a sua primeira visita após o cardinalato. A vida consagrada em todas as suas expressões lhe rende homenagens, agradecida pela atenção recebida do seu Pastor nos anos aqui vividos. As marcas da sua passagem são indeléveis. Sua presença fraterna e a profundidade do seu testemunho nos fizeram seus admiradores. Seu amor e carinho nos honra e alegra. A sua iminência está sobretudo na fidelidade com que vive o seu ministério, na simplicidade de sua vida e no seu pastoreio” , afirmou Dom Jacinto.

Na homilia, Dom Sérgio agradeceu a Deus pelo momento e citou o Evangelho do dia que valoriza aqueles que servem a Igreja. “Seja em qual for a missão ou ministério na Igreja, caminhar junto e viver de maneira fraterna rezando e partilhando a  responsabilidade da missão é essencial. E é claro que sozinho não se vive a missão pela qual fomos chamados por Deus. É muito importante o caminhar juntos, mas nós só somos capazes de exercer o ministério pela graça de Deus”.

Ainda se remetendo ao Evangelho do dia, o Cardeal enalteceu a Palavra de Jesus que valoriza a esperança diante dos desafios da missão tendo sempre a certeza de que Ele está no meio de nós. “Ele está no meio de nós seja qual for a vocação. Caminha conosco e nos anima. Como Cardeal eu sinto cada vez mais necessidade do amor e da misericórdia da graça de Deus na minha vida. Então é muito importante repetir hoje aquela mensagem dos apóstolos  que se prostram diante de Jesus e reconhecem que Ele é o Senhor da vida”.

Ao final da homilia, ele voltou a testemunhar a alegria de estar em Teresina valorizando a vivência da sua vocação. “Que bom retornar a Teresina e sentir essa acolhida. Uma casa de portas abertas e uma igreja que é misericordiosa. Bendito seja Deus por cada um de vocês. Uma Igreja que caminha na vida fraterna sendo cada vez mais uma Igreja missionária como Jesus nos pede e como o papa Francisco também tem pedido. Rezem por nós, Cardeais , para que sejamos missionários e servidores da comunhão”, pediu.

A missa foi transmitida ao vivo pela página do Facebook da Arquidiocese de Teresina. Confira aqui!

Por Vera Alice Brandão – Arquidiocese de Teresina