Igreja no Regional

Bispos do Piauí se reúnem com secretários de governo do Estado

Os Bispos da Província Eclesiástica do Piauí, juntamente com representantes das Pastorais Sociais do Regional Nordeste IV e a Coordenação Regional da 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (26/07), na Residência Episcopal, em Teresina, com o governo do Estado. A reunião dos bispos com o governador Wellington Dias estava agendada há meses, mas por motivo de saúde o mesmo não pode comparecer a reunião. Contudo, enviou seu secretariado para participar e, ao mesmo tempo, acolher as proposições da Romaria.

bispos-reuniao-governador-governo-2018

Na oportunidade, o secretário executivo da Cáritas Regional do Piauí, Adonias Rodrigues, juntamente com o integrante da coordenação executiva da Comissão Pastoral da Terra, Gregório Borges, apresentaram aos senhores secretários (as) o Documento Propositivo da 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, realizada nos dias 14 e 15 de julho de 2018, na cidade de Paulistana – Diocese de Picos, como forma de dar continuidade aquilo que a romaria se propôs a fazer, que é denunciar a realidade de violação dos direitos das famílias afetadas pelos grandes projetos econômicos instalados no Estado e apontar caminhos com proposições junto ao governo no sentido de caminhar na direção da defesa da natureza e dos direitos dos pobres.

O bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, ressaltou que os bispos já se reuniram outras vezes com o governado para tratar da mesma temática. “Estamos repetindo o que já falamos há anos. Para nós o sentimento é de tristeza, porque o povo fica em segundo plano. Precisamos ver fatos concretos”, disse.

O Secretário de Planejamento do Governo do Piauí, Antônio Neto, afirmou que “o governo recebe o Documento com todo respeito e como uma reflexão para sua política. E como forma de equacionar e da resposta a demanda, criou-se durante a reunião um Grupo de Trabalho denominado “GT da Romaria” com a participação de representantes de vários órgãos que se reunirá permanentemente na busca da resolução dos problemas apontados no Documento”.

A primeira reunião ficou agenda para o dia 13 de agosto, em Teresina.

Reportagem: Cleuma Silva – Diocese de Picos

Adicionar Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *