Igreja no Regional Institucional Notícias

‘Ação missionária requer conversão pessoal e dinamismo pastoral’, diz Dom Francisco de Assis

O bispo de Campo Maior e vice-presidente da Comissão Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) falou sobre a 31ª Assembleia Regional de Pastoral, realizada de 28 a 30 de julho, em Teresina, com o tema ‘Pão e Caridade: Pilares da vida cristã em missão’ e lema ‘E não havia necessitados entre eles’.

pastoral-1536x1024

“Nosso regional Nordeste 4 vive uma primavera missionária. Estamos vivendo as dimensões da evangelização nos 4 pilares da ação evangelizadora da Igreja. A Eucaristia sempre nos recorda duas coisas: o segmento de Cristo e o anúncio de Cristo. A missionariedade da Igreja se dá a partir da refeição, da ceia eucarística. Nela nos preenchemos de sentido, de espiritualidade, nos abastecemos do pão espiritual para a missão. A Igreja é sempre dinâmica. E como o Papa nos recorda muito bem, uma Igreja em saída, do ide a Cristo, para conhecê-lo e para anunciá-lo. Esta é a proposta da nossa assembleia”, disse.

Para Dom Francisco, a ação missionária exige conversão pessoal e pastoral, estrutura e dinamismo capazes de promover iniciativas que visem à evangelização e a ação social.

“Temos eventos muito importantes do ponto de vista pastoral para 2023. Primeiro, teremos o Ano Vocacional, Ano Missionário e o Ano da Iniciação à Vida Cristã. É isso que eu chamo de primavera pastoral. A assembleia nos permite apoderar desta espiritualidade missionária e partir para anunciá-la, mas eu não posso aqui me esquecer do documento de Aparecida que nos diz que antes da pastoral, é preciso haver conversão pessoal. Para todos! ministros ordenados, religiosos e religiosas, leigos e leigas. Todos somos e estamos integrados, incorporados a Cristo. Sem essa dimensão nos perderemos. Por isso, precisamos da conversão pessoal para a conversão decididamente missionária”, finalizou.

Fonte: CNBB NE 4

Adicionar Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *