/
/
Bispos do Piauí promovem o primeiro Conselho Episcopal Regional (CONSER) de 2025.

Bispos do Piauí promovem o primeiro Conselho Episcopal Regional (CONSER) de 2025.

Nos dias 6 e 7 de março, os bispos do Piauí participaram do primeiro encontro do Conselho Episcopal Regional (Conser) de 2025, realizado no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina. A reunião contou com a presença de oito bispos diocesanos e dois bispos eméritos da Província Eclesiástica de Teresina, com o objetivo de fortalecer a comunidade episcopal e promover a ação pastoral no Regional Nordeste 4, em sintonia com as diretrizes da Santa Sé e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Foto: CNBB NE4

Um dos principais temas abordados foi a criação da Diocese de Água Branca. Após um longo processo de estudo e preparação, o projeto foi aprovado pela CNBB e pela Santa Sé. Durante o encontro, os bispos divulgaram uma mensagem destinada aos presbíteros, religiosos e leigos do regional, enfatizando a necessidade de reorganizar a estrutura eclesial diante dos desafios pastorais da evangelização. A criação da nova diocese busca fortalecer a missão da Igreja na região e proporcionar um acompanhamento mais próximo das comunidades.

A Diocese de Água Branca terá Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira e será formada por 30 municípios, sendo desmembrada da Arquidiocese de Teresina. Com essa nova configuração, a Província Eclesiástica de Teresina amplia sua presença pastoral, reafirmando seu compromisso com a evangelização e a vivência da fé no Piauí.

Compartilhar:

NOTÍCIAS