/
/
Despertar Missionário marca preparação para a Jornada Missionária em Jatobá do Piauí

Despertar Missionário marca preparação para a Jornada Missionária em Jatobá do Piauí

Nesta segunda-feira, ocorreu o Despertar Missionário no auditório Pe. Fábio Bertagnolli, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina. O evento, que teve início com a celebração da Santa Missa, contou com momentos de animação e oração, fortalecendo o espírito missionário dos seminaristas do Regional Nordeste IV, que se preparam para a Jornada Missionária, marcada para os dias 18, 19 e 20 de outubro, em Jatobá do Piauí.

Foto: seminarista Samuel

Durante a programação, o Pe. Gecivaldo Silva, administrador da Quase-Paróquia Nossa Senhora das Graças, apresentou os desafios e as alegrias vivenciados pela comunidade que irá sediar a Jornada. Ele destacou a importância do evento para a evangelização local e relembrou o momento em que surgiu o convite para acolher a missão: “É uma imensa alegria acolher a Jornada Missionária em nossa Quase-Paróquia. Me recordo que, em visita ao seminário, em maio de 2023, o Pe. Clenis me perguntou: ‘O que o senhor acha de receber a Jornada Missionária em 2024?’ De imediato, eu disse: ‘Vamos, será uma alegria’. Deus, em sua sabedoria, quis que a Jornada acontecesse em Jatobá do Piauí.”

Foto: seminarista Samuel

O Despertar Missionário também foi marcado pelo lançamento oficial da Jornada Missionária, que contará com a participação de seminaristas das oito dioceses do Piauí e dos padres formadores. Durante o evento, foram organizadas equipes e duplas de ação missionária para atender às comunidades e à matriz da Quase-Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Em sua fala, o Pe. Estevão Prondi, vice-reitor do seminário de Filosofia e assessor eclesiástico do COMISE, incentivou os participantes a abraçarem a missão com entusiasmo e fé: “O convite que vos faço é a verdadeiramente se abrir para esta experiência, tendo consciência de que o Espírito Santo prepara e já caminha à nossa frente. Mas também, que o Senhor nos chama, nos prepara e nos envia. E quando nos envia, quer que sejamos sal da terra e luz do mundo.”

O evento contou ainda com os agradecimentos do Pe. Igor Torres, vice-reitor do seminário de Teologia e também assessor eclesiástico do COMISE. Ele enfatizou a importância de transmitir a fraternidade e a alegria às comunidades que serão visitadas: “Nós queremos levar a elas [as pessoas da Paróquia] a alegria dessa fraternidade. E queremos comunicar a elas, a partir de nossa palavra, de nossos gestos, especialmente de nossa presença, a alegria de Deus. É o que as pessoas precisam. Este convite é para uma festa, é para um banquete. Portanto, ninguém esqueça a santa alegria. Ninguém esqueça de levar consigo a santa alegria.”

A programação foi encerrada com uma oração conduzida pelo Pe. Antônio Soares, reforçando o compromisso de todos com a missão evangelizadora.

Compartilhar:

NOTÍCIAS