/
/
NOTA OFICIAL SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024

NOTA OFICIAL SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024

“A política é uma das formas altas de caridade, porque visa o bem comum” (Papa Francisco).

 

Orientada aos presbíteros, religiosos e religiosas, seminaristas, agentes de pastoral e aos fiéis em geral.

Vive-se o período eleitoral deste ano. Quero, portanto, levar a todos uma mensagem de esperança e coragem em relação à política, na busca de orientar os fiéis católicos no exercício da cidadania e no dever de votar com liberdade, responsabilidade e consciência. Votar é importante. No dia 6 de outubro, vote. O Papa Francisco afirma que “para o cristão é uma obrigação envolver-se na política, pois ela é uma das formas mais altas de caridade, porque visa o bem comum”. Este é o objetivo da política: promover o bem comum. Para isso se organizam em convenções partidárias.

Somos convidados a buscar um olhar novo sobre a política, nos libertando dos preconceitos de que ela é ruim e desnecessária. A transformação da estrutura social, em vista do bem comum, só é possível pela política, seja ela partidária ou mesmo universal, quando se trata da defesa da vida humana e ecológica.

Pelo bem dos fiéis e pela unidade eclesial, a Igreja Católica Apostólica Romana não indica partidos políticos, nem candidatos. Consequentemente, não é permitido aos padres fazerem indicações de candidatos nos períodos eleitorais. “Os clérigos não tenham parte ativa nos partidos políticos, e, portanto, estão proibidos de assumir cargos políticos que implicam participação no poder civil. Os clérigos devem favorecer a paz e a concórdia entre os homens, fundadas na justiça”. CIC. cân 285, 287.

Como cidadãos brasileiros e discípulos missionários de Cristo, os cristãos devem almejar um município próspero, sem corrupção, e com a garantia dos direitos básicos, principalmente dos menos favorecidos. Para isso, o papel da Igreja é conscientizar, formar para a cidadania e iluminar as consciências pelo Evangelho para que todos os cidadãos, de forma responsável, façam suas escolhas, considerando sempre o bem comum, que significa: saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia e meio ambiente.

Votar é importante. No dia 6 de outubro, vote.

 

Campo Maior- PI, 27 de setembro de 2024.

+ Francisco de Assis Gabriel dos Santos, CSsR.

Bispo Diocesano

Compartilhar: