Entre os dias 16 e 19 de setembro, aconteceu o retiro anual da segunda turma do clero da Arquidiocese da Paraíba, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca. O retiro teve como tema “Alargar a tenda do coração: oração, encontro e profecia” e foi conduzido por Dom Francisco de Assis, Bispo de Campo Maior. Contou ainda com a participação de Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano.


Durante o retiro, Dom Francisco destacou a importância da espiritualidade de comunhão proposta pelo Papa Francisco, que convida a um profetismo de comunhão. “Precisamos encontrar a tenda do Senhor, para o encontro, a oração e o envio missionário. Para compreendermos nossa missão, devemos nos identificar com Cristo, o servo sofredor, crucificado e ressuscitado”, afirmou o bispo, sublinhando a riqueza dessa experiência espiritual que contribui para o fortalecimento pastoral dos presbíteros.

Ao todo, padres e diáconos transitórios, participaram ativamente das atividades, que incluíram momentos de oração, partilha e reflexão. Divididos em tendas, eles tiveram a oportunidade de aprofundar o tema central do retiro, buscando alargar o coração para acolher e viver o chamado à profecia e à comunhão.
O retiro foi concluído na manhã do dia 19, e os padres e diáconos retornaram às suas comunidades renovados no espírito e fortalecidos no compromisso pastoral. A experiência do retiro anual do clero é uma das atividades que permitem ao clero diocesano recobrar as forças para o serviço para o serviço pastoral. Momento oportuno de descanso, fraternidade e oração.