/
/
“Essa é a nossa alegria, alegria de ver o futuro da Igreja cheio de esperança, cheio de missão”. Declara Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB durante 13º FORMISE

“Essa é a nossa alegria, alegria de ver o futuro da Igreja cheio de esperança, cheio de missão”. Declara Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB durante 13º FORMISE

Entre os dias 8 e 11 de julho, aconteceu o 13º FORMISE – Formação Missionária para Seminaristas – na cidade do Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo COMISE – Conselho Missionário de Seminaristas –, tem como objetivo ajudar na formação e conscientização missionária dos seminaristas. Este ano, o tema para reflexão foi “A Missão nas Periferias Geográficas e Existenciais”, com o lema “Deus habita esta cidade” (Sl 47,9).

A Diocese de Campo Maior enviou dois seminaristas para o FORMISE: Jefferson Thomas, do 3º ano da etapa da Configuração, e Bruno Silva, do 3º ano da etapa do Discipulado. Eles se uniram  a cerca de 140 participantes, incluindo seminaristas diocesanos e religiosos de todo o Brasil. Bruno Silva compartilhou sua experiência: “Esta experiência foi verdadeiramente enriquecedora e transformadora para mim, iluminando e esclarecendo ainda mais a minha visão sobre a missionariedade da Igreja e o meu papel neste grande projeto de evangelização. Ao longo desse encontro tão especial, pude sentir-me parte integrante da missão da Igreja, compreendendo de forma mais profunda a importância do meu engajamento e serviço no anúncio do Evangelho e no testemunho do amor de Cristo ao mundo. Cada palestra, cada momento de partilha com os irmãos de regional foram incríveis.”

No primeiro momento da formação, foram apresentadas as periferias existenciais e geográficas da atualidade, além dos problemas que a globalização, a inteligência artificial, o pluralismo religioso e o individualismo no âmbito religioso trazem para a sociedade civil e para a evangelização da Igreja. Em seguida, as reflexões focaram na atuação da Igreja frente aos desafios apresentados, com testemunhos de padres e leigos que atuam na sociedade por meio de obras sociais. O Cardeal Dom Orani destacou: “A nossa missão enquanto Igreja é justamente estar presente na sociedade para que o hálito da vida possa estar retornando a muitas pessoas inertes e mortas de diversas formas na sociedade.”

Foto: CNBB

A celebração eucarística, presidida pelo secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, aos pés do Cristo Redentor, marcou a abertura do jubileu dos 40 anos do COMISE, que será celebrado através de um congresso em julho de 2025 na cidade de Teresina, local do surgimento do Conselho Missionário de Seminaristas. O evento contará com a presença de bispos, padres, seminaristas e religiosos de todo o Brasil. O encerramento do 13º FORMISE ocorreu com a celebração eucarística e envio dos seminaristas para suas dioceses, presidida pelo Cardeal Dom Orani na Igreja São Pedro.

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS