Aconteceu, nesta quarta-feira (22 de maio), mais uma reunião visando à realização da santa missa e o show com o padre Fábio de Melo, em Campo Maior, no encerramento dos festejos de Santo Antônio Aparecido. O evento será realizado no dia 15 de junho e deve reunir 30 mil pessoas, vindas em caravanas das mais diversas cidades do Piauí.

A reunião aconteceu no Seminário Dom Abel Alonso Nuñez e foi conduzida pelo reitor do seminário e vigário-geral da Diocese de Campo Maior, padre Luís Francisco, que está coordenando o evento. Participaram agentes públicos, empresários e representantes da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, todos eles ligados aos mais diversos segmentos como saúde, segurança pública, trânsito, infraestrutura, etc.
Durante a reunião foi definido que o evento acontecerá no espaço ao lado da catedral de Santo Antônio: “Decidimos optar pelo ponto ao lado da catedral depois de analisar com muita cautela cada um dos espaços e ouvir todas as pessoas que estão diretamente envolvidas com a organização. O espaço ao lado da catedral favorece a logística, facilita o deslocamento de objetos litúrgicos durante a celebração e permite que usemos os equipamentos da catedral para a transmissão do evento”, justificou.

Ainda de acordo com o padre Luís Francisco, a reunião desta quarta-feira teve um perfil mais técnico, para ouvir dos presentes as orientações visando o planejamento e a execução do evento: “Ouvimos sugestões, viabilidades e os direcionamentos de todos estes profissionais que estão nos auxiliando. É um evento de grande magnitude, portanto requer muita estratégia para proporcionar ao público o máximo de segurança”, falou.
O evento contará com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), bem como de profissionais da Clínica Maior e do Hospital Luís Castelo Branco; reforço no policiamento e na segurança com um trabalho integrado das Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, além do apoio da Secretaria de Trânsito (Strans).

Segundo o subcomandante da Polícia Militar de Campo Maior, major Aragão, a segurança durante a celebração e o show será reforçada com viaturas da Força Tática, Patrulha Maria da Penha e os veículos que fazem os serviços de rotina, além do patrulhamento ostensivo e preventivo realizado por motocicletas. Ao todo, serão cerca de 50 policiais militares envolvidos, distribuídos em pontos estratégicos do evento.
O secretário de Trânsito de Campo Maior, major Paz, garantiu que o órgão está a disposição para contribuir com a mobilidade e a circulação de veículos e transeuntes: “Daremos apoio para facilitar o acesso das caravanas, direcionando para os estacionamentos, realizando as interdições necessárias e auxiliando com a fluidez do trânsito até o término do evento”, disse.

Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Maior, Samuel Guilherme, destacou que os números da rede hoteleira refletem a grandiosidade do evento: “Dos 11 hotéis disponíveis na cidade, todos eles estão com 100% de ocupação para o dia 15 de junho. Isso mostra o quanto a cidade estará lotada na ocasião”, afirmou.