A Irmandade de Santo Antônio promove uma campanha para arrecadação de pães que serão distribuídos durante a solenidade do padroeiro, no dia 13 de junho , na catedral de Campo Maior. Neste ano de 2024, haverá a distribuição do pão de Santo Antônio em todas as celebrações, sendo às 6h, 9h, 12h e 15h. Até o ano passado, a benção com a distribuição do pão acontecia apenas na celebração do meio-dia .
Os interessados poderão procurar um dos membros da Irmandade de Santo Antônio para a doação. Os pães deverão ser doados no dia 12 de junho. “Pedimos que as doações dos pães aconteçam no dia 12 para que a equipe tenha tempo de embalar, por uma questão de higiene”, destacou Nayara Mororó, membro da Irmandade de Santo Antônio.
A simbologia por trás do pão de Santo Antônio
O pão constitui um elemento inseparável de toda a devoção a Santo Antônio, independente de sua origem. A história do “Pão de Santo Antônio” remonta a um fato curioso que é assim narrado: “Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer: os pães tinham sido roubados”.
A tradição em Campo Maior
Todos os dias 13 de cada mês, a Irmandade de Santo Antônio promove a distribuição do pão na celebração do meio-dia. No dia 13 de junho, data em que a Igreja Católica celebra a solenidade de Santo Antônio, além dos pães distribuídos dentro da catedral, muitos pagadores de promessa distribuem alimentos para pessoas em situação de rua, seguindo o exemplo de Antônio que se compadecia com a fome e com a vulnerabilidade dos pobres.