/
/
Dom Francisco de Assis motiva os católicos à doação na Coleta Nacional da Solidariedade, no Domingo de Ramos

Dom Francisco de Assis motiva os católicos à doação na Coleta Nacional da Solidariedade, no Domingo de Ramos

Acontece em todo o Brasil, durante as celebrações do Domingo de Ramos, a Coleta Nacional da Solidariedade, da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano a campanha tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

O bispo diocesano de Campo Maior, dom Francisco de Assis, vai celebrar o Domingo de Ramos na catedral de Santo Antonio. A procissão com o rito das bênçãos dos ramos acontecerá na frente do Colégio Alfabetoc, na Avenida José Paulino, Centro de Campo Maior, às 7h. Em seguida, os fiéis seguem em procissão até a catedral onde a celebração terá continuidade.

Os recursos destinados a projetos sociais em todo o Brasil vêm da Coleta, realizada todos os anos no Domingo de Ramos. Este é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade e forma dois fundos de caridade: o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), os quais têm por objetivo promover a sustentação da ação social da Igreja Católica do Brasil.

Dos valores arrecadados na Coleta Nacional de Solidariedade, 60% do total forma o Fundo Diocesano. Os outros 40% são enviados para a CNBB, formando o Fundo Nacional, gerido por um conselho gestor. Compõem este conselho o secretário-geral da CNBB, o presidente e o assessor da Comissão para a Ação Sociotranformadora, o ecônomo, o subsecretário adjunto geral, profissionais do Departamento Social, o secretário de Campanhas e um representante dos secretários executivos dos Regionais da CNBB.

A Campanha da Fraternidade 2023 foi refletida sob o tema “Fraternidade e fome”, diante da situação de retorno do país ao Mapa da Fome. Com três reuniões realizadas durante o ano, o Conselho Gestor aprovou 240 projetos, distribuindo R$ 6.577.799,88. Para o Estado do Piauí (Regional Nordeste 4 da CNBB) foram destinados R$ 144 mil no ano passado, que beneficiaram diretamente 5 projetos sociais, todos eles em sintonia com os objetivos da CF.

 

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS