O bispo de Campo Maior, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, presidiu santa missa solene em Ação de Graças pelos 201 anos da Batalha do Jenipapo. A celebração aconteceu na catedral de Santo Antonio, em Campo Maior, e contou com a presença de autoridades públicas do Estado e do Município, entre elas o governador em exercício, Themístocles Filho, e o prefeito Joãozinho Félix.
Dom Francisco destacou que a força dos combatentes do Jenipapo não estava nas armas, mas no coração e na vontade de vencer: “No coração destes homens e mulheres que partiam para enfrentar as tropas portuguesas às margens do Rio Jenipapo, com certeza havia muita fé. Era impossível dar um passo sem que houvesse fé, sem que a fé fosse a fundamental, a principal disposição”, disse.
O bispo ressaltou que a Batalha do Jenipapo serve de inspiração para os homens e as mulheres do nosso tempo: “Estes heróis que há mais de 200 anos partiram para a luta foram confiando em Deus, e, com certeza, rezaram antes do embate. Quem vai ao cemitério do batalhão, não encontra homens derrotados ou vencidos, mas vitoriosos que, pela sua coragem, fizeram história. E essa história nós continuamos a reescrevê-la”, falou.
Finalizando a sua homilia, Dom Francisco pediu das autoridades presentes que exerçam a sua vocação de servir sempre visando proporcionar dias melhores para o povo, sobretudo aos mais necessitados. “Peço que cada um de nós se faça pão na vida das pessoas. Todos os dias, homens e mulheres precisam travar muitas batalhas contra a fome, o desemprego e as injustiças. Busquemos apresentar soluções, políticas públicas, boas iniciativas, que proporcionem dignidade e sobrevivência”, pediu.