/
/
Homilia de Dom Francisco de Assis no encerramento dos Festejos de Nossa Senhora de Nazaré

Homilia de Dom Francisco de Assis no encerramento dos Festejos de Nossa Senhora de Nazaré

Área Pastoral de Nossa Senhora de Nazaré – 20 de Outubro de 2017

photogrid_1500220490535

Queridos filhos e filhas, venho em nome de Jesus, pela primeira vez a esta Comunidade. Como bispo diocesano e vosso pastor, venho confirmar a Fé em Cristo e o amor obediente à Igreja, afinal o bispo é aquela que apascenta o rebanho do Senhor, com um envio todo especial do santo padre, o papa Francisco.

A Liturgia da Palavra preparada para esta santa missa nos apresenta três lições, que podemos começar em três palavras: Pecado, Graça e Salvação.

O pecado foi apresentado de forma de forma poética na primeira leitura (Gn 3, 9-15, 20). Homem, onde estás? Essa é a pergunta de Deus. Será que nós podemos nos esconder de Deus? Não. Mas o pecado nos envergonha, cria insegurança e medo. O pecado nos desnuda. Todos que pecam estão nus diante de Deus. Ficam sem as vestes, despidos e por isso, é natural se esconder. O texto bíblico é de um catequista que viveu no século X antes de Cristo. Nós sabemos que o livro do Gênesis quer mostrar que o mal não vem de Deus. O mal vem dos nossos erros, ele é consequência do pecado. Deus nos criou para a felicidade, mas as escolhas erradas na vida geram o sofrimento e a morte. Na bíblia, a serpente recebeu um castigo: rastejar, comer poeira.., na bíblia, a serpente significa um mundo sem Deus, cheio de egoísmo, de orgulho e vaidades…um mundo que rasteja.

Veja bem, preste atenção: Deus é amor, só amor. Muita gente sofre e até morre quando se envolve com o que é ruim e com pessoas ruins… isto é, existem pessoas que se entregam à serpente.

Graça é a segunda palavra que havia falado. A segunda leitura é muito bonita. É um presente para cada um de nós. São Paulo, nosso querido apóstolo, escrevendo a uma comunidade chamada efésios, comunidade meio pagã, meio descrente; diz palavras muito importantes: Deus nos escolheu para sermos santos; Deus nos escolheu para sermos puros, sem mácula, irrepreensíveis diante do amor. Ele falou mais ainda: Em Cristo nós somos filhos de Deus, herdeiros da Graça, isto é, Deus nos dá o que ele tem de mais precioso, o seu tesouro: a eternidade e a salvação. Foi decisão de Deus, não foi nosso merecimento. O pecado nos coloca longe de Deus, com medo, sem confiança, desacreditados…por isso, Deus em Jesus Cristo, a partir de Cruz, ação salvífica, nos resgatou. Nos devolveu o estado de Graça, o dom da salvação. Para isso, recebemos outro dom. o Dom da consagração. Deus me consagrou para Ele. Deus me guardou para Ele, Deus me reservou para Ele! Tudo isso pelo sangue de Cristo derramado na Cruz.

Meus queridos filhos e filhas, na festa de Nossa Senhora de Nazaré, vou citar o nome de Maria Santíssima. Todo nós conhecemos o texto do Evangelho. É um relato, uma história da fé que nasce no coração de uma jovem. Maria de Nazaré. Lucas quer mostrar três pontos da fé cristã: Jesus é o Messias, Ele vem de Deus, Ele é Deus Conosco.

Maria Santíssima disse “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim a Vontade De Deus”, conforme o anjo anunciou. Com essa Palavra, Deus caminhou entre nós, experimentou a nossa vida, sofreu muito mais do que qualquer cristão. Disse São Paulo, só não teve pecado.

Nós podemos dizer, sem medo, sem timidez, Maria de Nazaré é a medianeira da Salvação. A Arca da Nova Aliança. Apesar da fragilidade da jovem Maria que faz perguntas ao anjo Gabriel sobre o mistério do amor de Deus, Ele se fez presente no mundo para a Salvação de todos.

Queridos filhos e filhas, através de homens e mulheres atentos aos projetos de Deus e disponíveis para viver e crescer em comunidade que Deus continua revelando o seu plano de Amor.

Por isso, o cristão só pode combinar com o que é bom. Por isso o cristão só pode fazer pacto com o bem. Por isso o cristão tem que pedir para não cair nas ciladas do mal: alcoolismo, infidelidade, imoralidades, drogas… quando alguém erra na vida e permanece no erro, ele cria dor na vida dos outros e até a morte. Nós somos filhos de Deus e não das serpentes do mundo. Nós somos filhos do céu e não filhos do mundo pecador.

Preste atenção para não se perder. E com muita misericórdia se prepare sempre para ajudar aquela ovelha que errou e se perdeu! Amem!

+ Dom Francisco de Assis

Bispo de Campo Maior

Compartilhar: