Nesta quinta-feira a Paróquia de Santo Antônio está completando seus 300 anos de instalação, e desde as primeiras horas do dia histórico, Campo Maior e região estão movimentadas para participar da grande festa da Igreja Católica no Brasil.
Às 5h00min, foi realizada uma alvorada festiva, com a presença da Banda Honório Bona, e foi organizado um café da manhã na SEMDES, Secretaria de Assistência Social do município.
Logo após foi inaugurado o Museu paroquial “Santo Antônio”, que reúne peças sacras que já foram utilizadas no decorrer dos três séculos da Matriz do Santo padroeiro.
Às 10h00min, aconteceu na Assembleia Legislativa do Piauí uma Sessão Solene lembrando a importância para o desenvolvimento histórico, cultural, econômico e social de Campo Maior, requerida pelo Deputado Estadual Aluísio Martins.
Estiveram presentes para compor a Sessão: Dom Eduardo Zielski (Bispo de Campo Maior-PI), Monsenhor Paulo Mateus (Pároco da Catedral de Santo Antônio), Natália Oliveira (Historiadora), Pe. Raimundo Duarte (Chanceler da Cúria diocesana de Campo Maior), Paulo Martins (Prefeito de Campo Maior-PI) e os deputados estaduais Aluísio Martins, Antônio Félix e Themístocles Filho.
Aluísio Martins disse que a criação da Igreja de Santo Antônio tem uma conotação religiosa importante no Estado porque é a segunda mais antiga comunidade católica do Piauí e a Paróquia de Campo Maior teve influencia na criação de outras freguesias piauienses.
Em seu pronunciamento, Natália Oliveira destacou todo o contexto histórico em que se instalou a Paróquia de Santo Antônio. Já Monsenhor Paulo fez questão de destacar a devoção, os festejos e a transmissão “ao vivo” das Trezenas e Santo Antônio, realizadas pelas Pastoral da Comunicação: “Hoje, mesmo não conseguindo ir à Campo Maior, eles possuem a oportunidade de acompanhar a nossa grande festa através da internet, com a transmissão “ao vivo” das Trezenas de Santo Antônio. Graças a esse trabalho realizado, mais de 200 mil pessoas espalhadas por todo o mundo já estiveram em comunhão conosco”, disse.
Dom Eduardo instigou sobre o porquê de continuar, mesmo com tantas mudanças que passamos, a acreditar na Igreja, na religião, citando pensamentos de diversos filósofos e sociólogos sobre o tema.
Ao final, o Coral da Catedral de Santo Antonio cantou o hino dos 300 anos da paróquia e o hino do padroeiro.
A Sessão Solene foi transmitida “ao vivo” pela TV e Rádio Assembleia.