/
/
Sinodalidade, Sensus Fidei, abuso espiritual e conversa no Espírito foram os temas que marcaram o primeiro dia de assembleia.

Sinodalidade, Sensus Fidei, abuso espiritual e conversa no Espírito foram os temas que marcaram o primeiro dia de assembleia.

Nesta sexta-feira (21), os padres, religiosos, seminaristas e leigos advindos das mais diversas paróquias da Diocese de Campo Maior estão reunidos para refletir, debater e planejar o seu projeto pastoral diocesano para o ano de 2026. Este ano a temática ganha um caráter especial, pois no ano de 2026 a Diocese celebrará seus 50 anos de instalação canônica. A assembleia acontece no Centro Diocesano de Pastoral e se prolongará até o sábado (22).

Hoje, diversas atividades marcaram o primeiro dia: oração canônica das laudes, presidida pelos seminaristas; memória histórica da Diocese de Campo Maior, apresentada pela professora Natália Maria e o seminarista propedêuta Caio Teixeira, que apresentaram como a diocese surgiu, suas dificuldades, alegrias e toda movimentação social e política para a criação da diocese de Campo Maior; estudos dos temas sobre a sinodalidade – o sínodo, sensus fidei e o abuso espiritual – ministrados pelo padre Flávio que procurou ajudar os participantes a despertarem para uma Igreja que deve caminhar unida.

 

 

 

Nestes estudos, foi destacada, a participação do laicato, não como concessão, mas como dimensão constitutiva da fé e o papel do ministro ordenado frente aos ministérios.

A noite, os participantes foram divididos em grupos para a conversa no Espírito que é fruto do sínodo sobre a sinodalidade. Cada grupo rezou e partilhou sobre a temática da ação do Espírito Santo na vida da Igreja, focando nas dimensões missionária e eclesial de nossa Igreja Particular.

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS