DIOCESE DE
CAMPO MAIOR

/
/
/
42ª Assembleia Diocesana de Campo Maior reflete sobre “A conversão pastoral da paróquia”

42ª Assembleia Diocesana de Campo Maior reflete sobre “A conversão pastoral da paróquia”

Teve início na última sexta (23/11) a 42ª Assembleia Diocesana de Pastoral de Campo Maior, que neste ano tem como tema central: “A conversão pastoral da paróquia”. O evento, que vai até domingo (25), conta com a presença de mais de 140 pessoas, entre elas: bispo, padres, religiosos, seminaristas, leigos e leigas.

Após a recepção e a oração inicial, Dom Francisco de Assis, bispo de Campo Maior, acolheu os participantes e disse que esta assembleia tem como plataformas fundamentais o estudo e o planejamento pastoral para o próximo ano. Além disso, anunciou que em 2019 a Diocese de Campo Maior celebrará o “Ano da Partilha”.

As primeiras conferências, que foram dirigidas pelo Padre Clodomiro de Sousa (Diretor do ICESPI – Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí) e pelo Padre Gilberto Freitas (Pároco da Igreja de Cristo Rei – Arquidiocese de Teresina), falaram sobre a “conversão pastoral da paróquia” na perspectiva espiritual e pastoral. Às 17h30min, os participantes celebraram a Santa Missa na Igreja do Rosário, e em seguida foram realizadas reuniões por categoria: Leigos, religiosos e clero.

No sábado (24), o dia começou com a Celebração Eucarística. Às 8h30min o Padre Marcos Rogério apresentou o projeto da Escola Catequética Diocesana, um curso voltado principalmente para catequistas com duração de 2 anos, tendo ter início em fevereiro de 2019. À tarde, Padre Claudinei Pereira falou sobre a importância de se trabalhar o dízimo em nossas paróquias, a partir do Documento 106 da CNBB. Em seguida, Dom Francisco conduziu um estudo sobre a “Mensagem de Fortaleza” da Assembleia dos Bispos do Nordeste.

Nesta noite, será montado o Calendário Diocesano 2019 com as atividades pastorais já previstas.

A Assembleia Diocesana de Campo Maior será finalizada neste domingo (25), com a Santa Missa de encerramento do Ano Nacional do Laicato na Catedral de Santo Antonio, com a presença confirmada de várias caravanas das paróquias e áreas pastorais.

Reportagem: Helder Felipe (Assessoria de Comunicação Diocesana)

Fotos: Flavio Henrique – Pascom Diocesana

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS

O bispo Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos presidiu a missa de ordenação presbiteral do diácono Francisco Euller Sousa da Silva, nesta sexta-feira (21 de junho), na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Castelo do Piauí. Participaram