42ª Assembleia Diocesana de Campo Maior reflete sobre “A conversão pastoral da paróquia”

Teve início na última sexta (23/11) a 42ª Assembleia Diocesana de Pastoral de Campo Maior, que neste ano tem como tema central: “A conversão pastoral da paróquia”. O evento, que vai até domingo (25), conta com a presença de mais de 140 pessoas, entre elas: bispo, padres, religiosos, seminaristas, leigos e leigas.

Após a recepção e a oração inicial, Dom Francisco de Assis, bispo de Campo Maior, acolheu os participantes e disse que esta assembleia tem como plataformas fundamentais o estudo e o planejamento pastoral para o próximo ano. Além disso, anunciou que em 2019 a Diocese de Campo Maior celebrará o “Ano da Partilha”.

As primeiras conferências, que foram dirigidas pelo Padre Clodomiro de Sousa (Diretor do ICESPI – Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí) e pelo Padre Gilberto Freitas (Pároco da Igreja de Cristo Rei – Arquidiocese de Teresina), falaram sobre a “conversão pastoral da paróquia” na perspectiva espiritual e pastoral. Às 17h30min, os participantes celebraram a Santa Missa na Igreja do Rosário, e em seguida foram realizadas reuniões por categoria: Leigos, religiosos e clero.

No sábado (24), o dia começou com a Celebração Eucarística. Às 8h30min o Padre Marcos Rogério apresentou o projeto da Escola Catequética Diocesana, um curso voltado principalmente para catequistas com duração de 2 anos, tendo ter início em fevereiro de 2019. À tarde, Padre Claudinei Pereira falou sobre a importância de se trabalhar o dízimo em nossas paróquias, a partir do Documento 106 da CNBB. Em seguida, Dom Francisco conduziu um estudo sobre a “Mensagem de Fortaleza” da Assembleia dos Bispos do Nordeste.

Nesta noite, será montado o Calendário Diocesano 2019 com as atividades pastorais já previstas.

A Assembleia Diocesana de Campo Maior será finalizada neste domingo (25), com a Santa Missa de encerramento do Ano Nacional do Laicato na Catedral de Santo Antonio, com a presença confirmada de várias caravanas das paróquias e áreas pastorais.

Reportagem: Helder Felipe (Assessoria de Comunicação Diocesana)

Fotos: Flavio Henrique – Pascom Diocesana

Tags:

O bispo Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos presidiu a missa de ordenação presbiteral do diácono Francisco Euller Sousa da Silva, nesta sexta-feira (21 de junho), na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Castelo do Piauí. Participaram