300 anos da Paróquia de Santo Antonio: Inauguração do Museu e homenagem na Assembleia Legislativa

Nesta quinta-feira a Paróquia de Santo Antônio está completando seus 300 anos de instalação, e desde as primeiras horas do dia histórico, Campo Maior e região estão movimentadas para participar da grande festa da Igreja Católica no Brasil.

300anos-museu-sessaosolene-2015

Às 5h00min, foi realizada uma alvorada festiva, com a presença da Banda Honório Bona, e foi organizado um café da manhã na SEMDES, Secretaria de Assistência Social do município.

Logo após foi inaugurado o Museu paroquial “Santo Antônio”, que reúne peças sacras que já foram utilizadas no decorrer dos três séculos da Matriz do Santo padroeiro.

300anos-museu-sessaosolene-2015-vert1

Às 10h00min, aconteceu na Assembleia Legislativa do Piauí uma Sessão Solene lembrando a importância para o desenvolvimento histórico, cultural, econômico e social de Campo Maior, requerida pelo Deputado Estadual Aluísio Martins.

Estiveram presentes para compor a Sessão: Dom Eduardo Zielski (Bispo de Campo Maior-PI), Monsenhor Paulo Mateus (Pároco da Catedral de Santo Antônio), Natália Oliveira (Historiadora), Pe. Raimundo Duarte (Chanceler da Cúria diocesana de Campo Maior), Paulo Martins (Prefeito de Campo Maior-PI) e os deputados estaduais Aluísio Martins, Antônio Félix e Themístocles Filho.

300anos-museu-sessaosolene-2015-2

Aluísio Martins disse que a criação da Igreja de Santo Antônio tem uma conotação religiosa importante no Estado porque é a segunda mais antiga comunidade católica do Piauí e a Paróquia de Campo Maior teve influencia na criação de outras freguesias piauienses.

Em seu pronunciamento, Natália Oliveira destacou todo o contexto histórico em que se instalou a Paróquia de Santo Antônio. Já Monsenhor Paulo fez questão de destacar  a devoção, os festejos e a transmissão “ao vivo” das Trezenas e Santo Antônio, realizadas pelas Pastoral da Comunicação: “Hoje, mesmo não conseguindo ir à Campo Maior, eles possuem a oportunidade de acompanhar a nossa grande festa através da internet, com a transmissão “ao vivo” das Trezenas de Santo Antônio. Graças a esse trabalho realizado, mais de 200 mil pessoas espalhadas por todo o mundo já estiveram em comunhão conosco”, disse.

Dom Eduardo instigou sobre o porquê de continuar, mesmo com tantas mudanças que passamos, a acreditar na Igreja, na religião, citando pensamentos de diversos filósofos e sociólogos sobre o tema.

Ao final, o Coral da Catedral de Santo Antonio cantou o hino dos 300 anos da paróquia e o hino do padroeiro.

A Sessão Solene foi transmitida “ao vivo” pela TV e Rádio Assembleia.

300anos-museu-sessaosolene-2015-vert2

A Diocese de Campo Maior ganhará o seu mais novo presbítero, nesta sexta-feira (21 de junho). Trata-se de Francisco Euller Sousa da Silva, que será ordenado sacerdote, pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, na Paróquia de Nossa Senhora