Cerca de 125 jovens e adultos de Campo Maior-PI receberam o sacramento da Crisma na Catedral de Santo Antonio, neste domingo (27/11/16).
A Celebração Eucarística, que teve início ás 17h30min, foi presidida pelo Administrador Diocesano de Campo Maior, Padre Raimundo Duarte, e co celebrada por Monsenhor Paulo Mateus, pároco da Catedral.
Foram crismados jovens das diversas regiões em que a Paróquia de Santo Antonio atua, são elas: Centro da cidade, Alto do Meio e comunidades Bembom e Bom Lugar. A Matriz de Campo Maior ficou lotada dos familiares e amigos para acompanhar a celebração.
Momentos marcantes, como a imposição das mãos sobre a cabeça dos crismandos e a unção com o óleo na fronte foram feitas pelo Padre Duarte. Geralmente, este é um papel realizado apenas por um bispo, mas como estamos em “Sede Vacante” é dada autoridade ao administrador diocesano para ministrar o sacramento.
Ao final, os catequistas responsáveis pela formação foram homenageados pelo trabalho exercido ao longo do ano.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica: “A Confirmação (ou crisma) aperfeiçoa a graça batismal; é o Sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.” (CIC §1316)

A crisma, portanto, é um sacramento que confere os Dons do Espírito Santo, conduzindo o fiel católico ao caminho da perfeição cristã, representando a passagem da infância para a fase adulta, espiritualmente falando.
Segundo o Código de Direito Canônico, todo batizado pode receber a crisma uma vez, estando este devidamente preparado, disposto e em condições de renovar as promessas so batismo. Diz-se que a idade mínima é de 14 anos. Já o padrinho deve ser católico, crismado, ter recebido o Santíssimo Sacramento da Eucaristia e estar disposto a orientar sua vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir.
Na Paróquia de Santo Antonio, as inscrições para a crisma costumam ter início no mês de fevereiro de cada ano.
Reportagem: Helder Felipe – Assessoria de Comunicação Diocesana
Fotos: PASCOM – Catedral de Santo Antonio