Paróquia: Catedral de Santo Antônio
Endereço: Praça Bona Primo, 188, Caixa Postal 44,
CEP: 64280-000 Campo Maior – PI
Fone: (86) 3252-1207 / 9542-7894/ 9817-7621
A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, anteriormente chamada de Setor Juventude é um organismo que há em cadadiocese católica brasileira dedicado à articulação das expressões eclesiais voltadas à evangelização dos jovens. O setor era subordinado à Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, uma das comissões episcopais em que se organiza a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Esta Comissão da CNBB é a instância nacional, se organiza dentro dos 17 regionais da CNBB. Em cada um deles, há um bispo referencial responsável por acompanhar e orientar os jovens. O bispo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude éDom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo auxiliar de Campo Grande. Ele é auxiliado por um assessor nacional, atualmente o Sacerdote, Padre Carlos Sávio Costa Ribeiro.
No dia 6 de maio de 2011, durante a 49ª Assembleia Anual da CNBB, em Aparecida do Norte, os bispos do Brasil aprovaram a criação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, elevando o presente setor a nível de Comissão Episcopal Pastoral.
Características
O Setor Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização da juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do Documento 85 Evangelização da Juventude,1 das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida. Há um bispo e um assessor responsáveis pelo setor que, contando com a colaboração de uma equipe colegiada de assessores, respondem pela evangelização da juventude.
Fazem parte do setor as experiências de evangelização juvenil existentes: Pastoral da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas que trabalham com juventude, Catequese Crismal, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação, Pastoral Familiar, Pastoral do Adolescente, em parceria com o Setor Universidades da CNBB e outros segmentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil.2 Há um processo de envolvimento dessas diferentes forças que exige tempo, atenção, acompanhamento, planejamento, acolhida, escuta, discernimento e conversão pessoal e pastoral.