error_reporting(0); No Piauí, equipe do Vaticano realiza exumação de Dom Inocêncio – Diocese de Campo Maior
Igreja no Regional

No Piauí, equipe do Vaticano realiza exumação de Dom Inocêncio

O Provincial da Ordem Mercedária no Brasil, Frei Rogério Soares, informou nesta quinta-feira, 02, que uma equipe especial do Vaticano (Roma) está na Diocese de São Raimundo Nonato (PI) e realiza desde quarta-feira, 01, o serviço de exumação dos restos mortais de Dom Inocêncio Lopez Santamaria que estão no interior da Igreja Catedral, como parte do processo para a Causa da Beatificação e Canonização do Servo de Deus.

dom-inocencio-lopes-jpg-750x500_q85_upscale

De acordo com Frei Rogério Soares, a exumação do corpo de Dom Inocêncio é uma etapa importante no processo. Ele informou à equipe da PASCOM (São Raimundo Nonato), que o corpo foi retirado da sepultura nessa quarta-feira (01). “Encontramos o anel e o solidéu de certa forma conservados. Agora está sendo feito um procedimento para que esses ossos sejam colocados numa urna” informou.

Segundo o religioso, junto aos ossos exumados será colocado um tecido, pois quando ocorrer a canonização, esse tecido será retirado e se tornará uma relíquia do Santo. Ele avalia que o processo tem se desenvolvido muito bem e anuncia outra etapa. “Ainda essa semana, teremos a coleta de testemunhos. A partir de amanhã, sexta-feira, as pessoas podem se dirigir ao Centro Diocesano, para dar testemunho, o que viu e ouviu sobre Dom Inocêncio” disse Frei Rogério.

Frei Rogério Soares, lembra que quando a Igreja Católica autoriza uma investigação sobre a vida de um religioso ou religiosa, o mesmo passa a ser chamado Servo de Deus, como é o caso de Dom Inocêncio Lopez Santamaria, pois a Igreja já realizou um estudo e constatou que o processo de beatificação do mesmo pode ser feito, como temos acompanhado.

Após a conclusão dessa etapa de coleta de testemunhos, a comissão histórica começará a agir,realizando pes
quisas e estudos para levantar todos os dados biográficos e históricos, para desenvolver um libelo, onde constará todo processo que será enviada para o Vaticano (Roma) “O processo deve durar aproximadamente dois anos e meio, quando será fechado e enviado” declarou o Frei Rogério Soares.

Ainda como parte do processo, no próximo dia 07 de fevereiro será celebrada uma Missa às 19h30 na Igreja Catedral de São Raimundo Nonato, com a exposição da urna com o restos mortais de Dom Inocêncio. A população é convidada para a celebração. A urna para a deposição está sendo confeccionada em São Raimundo Nonato (PI).

Com informações e foto da PASCOM diocesana de São Raimundo Nonato