DIOCESE DE
CAMPO MAIOR

/
/
Em Picos, Regional Nordeste 4 realiza encontro para agentes da Pascom

Em Picos, Regional Nordeste 4 realiza encontro para agentes da Pascom

Com o tema “A comunicação na Igreja: atuação da Pascom nas dioceses do Piauí”, comunicadores de seis dioceses (Picos, Parnaíba, Campo Maior, Oeiras, Teresina, São Raimundo Nonato) pertencente ao Regional Nordeste 4 participaram, nos dias 5 a 7 de agosto, do 4º Encontro Regional da Pascom, realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 4 (CNBB NE4).

pascom-picos-700-2016

Sediado na Diocese de Picos (PI), no Centro de Treinamento Diocesano, foi estudado o Documento 99 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”.A Conferência Inicial, proferida por Thesco Silva, Diretor Comercial da TV Antena 10 (Teresina –PI), foi pautada na influência dos meios de comunicação na opinião pública. “Evangelizar implica necessariamente em comunicar. O termo comunicação é abrangente” disse.

O assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Padre Antônio Xavier Batista, assessorou o encontro, desenvolvendo trabalhos no 2º e 3º dia. Apresentou o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que entende a Pastoral da Comunicação (Pascom) como um processo dinâmico, dialógico, interativo e multidirecional e foram dadas noções práticas divididas em 4 eixos:  1. Formação. 2. Articulação. 3. Produção. 4. Espiritualidade.

O encerramento do encontro foi marcado pela oração da manhã presidida por Dom Augusto, bispo emérito de Floriano (PI). Em seguida, a missa eucarística e envio dos agentes, foi celebrada por Dom Plínio Luz, bispo diocesano de Picos (PI) e referencial para a comunicação do Regional Nordeste 4; concelebrada pelo Padre Raimundo Duarte, administrador diocesano de Campo Maior (PI) e coordenador da Pascom- NE4; Padre Ataan Nerson, secretário executivo do Regional; Padre Antônio Xavier, assessor Nacional para a Comunicação; Padre Davi, vigário da paróquia Catedral Nossa Senhora dos Remédios (Diocese de Picos); e Padre Marcos Roberto, coordenador da Pascom diocesana de Picos (PI).

Reportagem: CNBB Nordeste IV

Compartilhar: